quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MotoGP: Yamaha ainda sem patrocinador


Que a crise económica afectou (e continuará a afectar durante muitos anos) os desportos motorizados, incluindo a principal categoria do Mundial de Velocidade, o MotoGP, ninguém tem dúvidas sobre isso mas, quando aquela que é considerada a melhor equipa desta categoria e que tem dominado esta competição nos últimos anos, não consegue chegar a acordo com uma marca para ser sua patrocinadora, então a questão ganha novos contornos.

A equipa a que nos estamos a referir é a Yamaha e os seus dois pilotos, o campeão mundial Jorge Lorenzo e o seu novo companheiro de equipa, o americano Ben Spies. O contrato de patrocínio entre a Yamaha e a Fiat terminou no final da temporada passada, coincidindo com a partida de Valentino Rossi para a Ducati.

Apesar de várias marcas terem sido ligadas à Yamaha para serem os principais patrocinadores da sua equipa de fábrica – Petronas, Telefónica e AirAsia –, a verdade é que as negociações ainda não chegaram a bom porto.

De acordo com Lin Jarvis, responsável pelo projecto de MotoGP da Yamaha, “esta situação não nos é completamente estranha mas claro que não nos sentimos bem com isto. A minha preocupação é mais para com o desporto em si, porque se a nossa equipa de sucesso com pilotos que são jovens e estrelas deste desporto não consegue atrair patrocinadores principais, então penso que temos de ver melhor o que este desporto está a oferecer às marcas a nível comercial.”

E se os fãs devem ficar preocupados com a falta de apoios que as equipas estão a sentir, Lin Jarvis vem por outro lado “deitar água na fervura”, garantindo que a Yamaha irá iniciar o ano de 2011 correndo apenas com as cores azul e branco, as cores tradicionais, até ser encontrada uma solução melhor, entrando mesmo em alguns detalhes normalmente pouco notados pelos fãs

“Estamos optimistas que a curto prazo vamos conseguir resolver o problema. Se não acontecer, temos um plano B, iremos correr com as cores da empresa. Claro que isso irá colocar mais pressão no nosso orçamento mas havemos de encontrar uma solução. Um patrocinador principal ajuda no orçamento da equipa, mas o investimento principal continua a ser da casa mãe. Os pilotos são uma parte importante do projecto e o patrocinador ajuda-nos a pagar o salário apropriado.”

Tendo em conta as palavras de Jarvis, o esforço da Yamaha em MotoGP não deverá sofrer muito tendo em conta o que já vimos acontecer noutras equipas, como o abandono da Kawasaki e a redução do esforço da Suzuki que irá competir em 2011 apenas com um piloto, Alvaro Bautista. (texto e fotos Motociclismo.pt)

Equipa de Bianchi Prata pronta para o Rali Dakar


O ano de 2011 vai arrancar em alta velocidade, com treze etapas incluídas em duas semanas de intenso esforço no Dakar Argentina-Chile, uma das mais duras e exigentes provas do mundo. Os motores começam já aquecer com os treinos efectuados pela Equipa Bianchi Prata.

Desde o ano de 2006 a participar no Rally Dakar, a Equipa Bianchi Prata tem demonstrado ano após ano, grande capacidade de organização e vontade de vencer. Sendo este um projecto a longo prazo com cada vez mais valores no desporto nacional, todos os elementos da equipa estão, desde há muito, a preparar a prova mais dura do mundo, o Dakar 2011. O objectivo principal foi, é e será testar sempre novas soluções para melhorar as performances e dignificar o nome do país e dos patrocinadores.

Os pilotos

Com várias participações no Rally Dakar, Pedro Bianchi Prata, vai agora marcar a sua quarta presença naquela que é considerada por muitos, a mais árdua prova do mundo. Ao distinto piloto português, é-lhe reconhecida a garra e sabedoria, que já lhe permitiu ultrapassar, sozinho, situações difíceis como ter ficado sem roda traseira ou mesmo combustível no meio do deserto.

Com vasta experiência em Rallys internacionais e consequentes pisos diversificados e inconstantes, o team manager da Equipa Bianchi Prata alcançou já o 9º lugar da classe no Dakar 2009 e o 1º no Rally dos Sertões 2008. O piloto foi também campeão nacional de Enduro e TT por oito vezes, tendo ganho também 10 medalhas internacionais nos seis dias de Enduro Mundial.

Durante o Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech 2010 (Junho), Pedro Bianchi Prata sofreu uma queda, onde fracturou o pulso, que o impediu de prosseguir no rally em questão. Durante este ano, seguiu-se uma lenta e cuidadosa recuperação, tendo o piloto só regressado às competições no Rally de Marrocos (Outubro), onde conquistou o 11º lugar entre os muitos pilotos presentes.

Após uma fase de intensos e rigorosos treinos, o piloto e chefe de equipa, sente-se confiante nas suas capacidades e extremamente motivado para o Dakar Sul-Americano 2011. "Está quase tudo pronto para a partida, vai ser sem dúvida um Dakar memorável, estando englobados na equipa oficial BMW Motorrad, temos todas as condições para fazer uma boa prova e lutar pelos lugares da frente."

Paulo Gonçalves, destacou-se no Dakar 2010, onde realizou uma excelente prova até à 6ª etapa. Nesta, o piloto teve uma queda onde fracturou a clavícula e o pulso, encontrava-se já no 4º lugar da geral. No Dakar 2009, o piloto da Equipa Bianchi Prata, conquistou o 10º lugar da geral. Em competições internacionais, no decorrente ano 2010, o piloto conquistou o 3º e 8º lugares, no Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech e Rally de Marrocos respectivamente.

Insatisfeito por não conseguido finalizar o Dakar 2010, Paulo Gonçalves, têm treinado e competido durante todo o ano, determinado para finalizar com sucesso o Dakar 2011. "As minhas expectativas são bastante boas tendo em conta o meu desempenho no Dakar 2010 até ao acidente como também o posterior trabalho desenvolvido durante o ano. Ambiciono atingir um lugar no podium no Rally Dakar tal como toda a equipa."

Neste Dakar, tudo está pensado ao mais ínfimo pormenor, para que 2011 seja uma participação excepcional a nível desportivo com grandes contrapartidas para todos os patrocinadores. Como tal, até os meios logísticos da equipa são em grande escala:

1 x Camião 6x6 MAN;
2 x Carrinhas 4x4 ISUZU;
4 x Motos BMW G 450RR Dakar;
5 x Mecânicos;
2 x Team manager;
3 x Motoristas;
1 x Press officer;
1 x Fotografo

 Aos comandos da BMW G 450RR

Pensada à medida dos desertos africanos e sul-americanos, a BMW G 450RR é uma máquina desportiva destinada às mais exigentes competições mundiais. A sua tecnologia avançada foi desenvolvida e adequada às diversas características de piso que os pilotos irão certamente encontrar no Rally Dakar.  

A acertada distribuição do peso e o motor potente mas de suave e rápida rotação, permite aos pilotos uma maior estabilidade em altas velocidades. Desde o ano de 2009, o Team Bianchi Prata tem sido acompanhado pela potente BMW G 450RR, muitas vitórias foram alcançadas aos comandos da resistente moto. Neste Dakar, os pilotos pretendem chegar ainda mais longe com a fundamental ajuda da BMW G 450RR.

Na edição de 2009, o Team Bianchi Prata conquistou um lugar histórico, levando a BMW G450X ao final do Dakar, desde o nascimento da moto. A partir dessa data, o objectivo, de pilotos e mecânicos, é ir mais além, tentando sempre mais. " A moto é extremamente competitiva, o que é perceptível pelos resultados alcançados durante toda a época desportiva de 2010. Estive muitas vezes no podium do Rally Estoril-Portimão-Marrakech com a BMW G 450RR, bem com em várias etapas do Rally de Marrocos. Estes factos só garantem a capacidade a nossa moto, preparada para as dificuldades do percurso programado pelo Dakar. ", refere Paulo Gonçalves.
 
Por seu turno, Bianchi Prata afirma que "estamos há três anos a trabalhar em conjunto com a BMW Motorrad para desenvolver esta moto para Rallye Raide, hoje posso dizer que o objectivo foi mais que cumprido, podemos afirmar que temos uma moto muito competitiva, fiável e pronta para ganhar o Dakar "

Rota Dakar 2011

Com mais de 9500 quilómetros para concluir, o Dakar 2011 possui um percurso diferente das duas primeiras edições. A alteração foi efectuada para proporcionar aos pilotos uma maior competitividade.

O Dakar continuará a explorar o Norte da Argentina e do Chile, desta vez com limites fronteiriços com o Peru e Uruguai. Com uma rica diversidade de paisagens, os pilotos terão de atravessar novamente a maior cadeia de montanhas do mundo, a Cordilheira dos Andes e o mais seco e árido deserto do mundo, Deserto do Atacama.

Com provas de resistência extrema e uma sequência de etapas decisivas, espera-se novamente um Dakar custoso mas enriquecedor e desafiante para os pilotos da Equipa Bianchi Prata . Estes, vão dar o tudo por tudo para conquistar um lugar no podium Dakariano.

Espera-se uma audiência superior a dois mil milhões de pessoas no evento desportivo mais importante da modalidade off-road.  (texto e fotos Motocilismo.pt)

Cadwell Park : As fotos














(Clique nas fotos para Ampliar)

As espectaculares fotos deste circuito britanico onde os pilotos dão saltos incriveis na zona da Big Mountain.

Campanha Pirelli

"O Fumo pode provocar problemas de circulação"

"O Fumo é altamente viciante não comece..."

Spyke : Casaco Alps



O casaco Alps da Spyke faz parte do catálogo da Spyke na linha de vestuário têxtil impermeável.
Com tecido exterior em Nylon Dynatech com tratamento em Teflon. O painel frontal é removível para providenciar uma melhor ventilação nos dias mais quentes. No interior possui o forro impermeável e transpirável que é possível remover tal como o forro térmico. Possui protecções aprovadas nos ombros e cotovelos e possibilidade de colocação da protecção de coluna em bolsa própria.
Este casaco será um dos artigos em preço especial em Janeiro.