quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dainese : O Casaco em Goretex Evo Gator

(Clique na imagem para aumentar)

O casaco impermeável EVO GATOR da Dainese é um dos artigos topo de gama. No exterior em Cordura com inserção de pele em algumas zonas , possui protecções nos ombros e cotovelos (coluna opcional), vários bolsos e forro destacável. Este casaco destaca-se pela imagem de requinte que apresenta.
Este modelo está à venda nas lojas Filipe Motoshow.

Um capacete em alumínio

A Daishin conseguiu mostrar que através de um programa de 3D é possível esculpir qualquer objecto . Foi o caso deste capacete em alumínio. Veja o vídeo.

Alguém pensou em inverter os cilindros…

 Muitas ideias inovadoras podem nem conseguir sair do papel mas, outras, conseguem fazer essa transição, como é o caso da Nembo Super 32 de três cilindros invertidos, um projecto que nos apanhou de surpresa e que se chegar a ser produzida para o público, mesmo que seja em números reduzidos, pode vir a funcionar como um elemento verdadeiramente revolucionário no mundo das duas rodas.

Por trás deste projecto está a novíssima marca italiana Nembo e o seu mentor, Daniele “Titus” Sabatini, inventor desta solução tão radical para a disposição do motor na moto. O tricilíndrico com os seus cilindros colocados de “cabeça para baixo” será fabricado em três versões com cilindradas que vão dos 1850 aos 2100 cc e com potências que variam dos 160 aos 250 cv (!!).

De acordo com Sabatini, a colocação dos cilindros invertidos “não é nenhuma novidade, pois durante a II Guerra Mundial os aviões de combate já utilizavam este tipo de motores. Mas esta solução aplicada e a funcionar numa moto é uma novidade combinando forma com função. A utilização desta ‘arquitectura’ permite mostrar mais do motor que costuma ficar escondido noutras motos, enquanto podemos utilizar o cárter como parte integrante do quadro reduzindo o peso do conjunto.”

 A Nembo irá fabricar estas motos de acordo com o pedido dos seus clientes, isto caso consiga gerar interesse suficiente nos possíveis investidores. A naked será preparada para circular em estradas públicas ou para utilização em circuito, utilizando materiais da mais alta qualidade como peças em titânio e fibra de carbono, o que fará com que o seu peso anunciado seja entre os 140 e 155 kg (a seco). Os motores protótipos já estão em fase de testes em banco de ensaio, sendo que as primeiras impressões são muito positivas.

O tricilíndrico apresenta mais potência do que aquela que a Nembo estava à espera, isto sem revelar excesso de vibração nas rotações mais elevadas. Ainda de acordo com o que podemos visualizar nas primeiras imagens deste protótipo, o braço oscilante é fabricado em fibra de carbono e tem um comprimento um pouco mais longo do que o habitual, algo que pode indiciar um excelente comportamento ao nível da tracção da roda traseira. (Motociclismo)

Spyke : Blusão Vertigo GT

Um dos blusões da gama italiana Spyke é o Vertigo GT. Este blusão em tecido tipo Cordura tem 3 bolsos exteriores, 1 interior + 1 para telemóvel, forro destacável, mangas destacáveis, protecções nos ombros e cotovelos (coluna opcional), bordado nas mangas e lateral, material reflector, sistema anti-vibração das mangas. O preço venda ao público é de 200 euros mas com a campanha de Janeiro da Filipe Motoshow custa só 150 euros!!!

Nexx : XR1R Armor


Para 2011 a Nexx disponibilizou novas decorações para o XR1R. Uma das novas versões é o Armor disponivel em duas decorações. O Armor tem a calota em Carbono/Kevlar/Fibra de Vidro. 

MotoGP : Nicky Hayden muda para a Dainese

Nicky Hayden tem agora como companheiro na Ducati Valentino Rossi que é presidente honorário da AGV e acionista da Dainese. Seja qual for a razão a verdade é que em 2011 Hayden deixa a Alpinestars e vestir Dainese.

Dakar 2011 : Video com resumo da 4ª Etapa

Dakar 2011 – 4ª etapa: Coma na liderança por dois segundos

A quarta etapa no Dakar 2011 Argentina-Chile serviu para haver mudança na liderança da classificação geral nas motos. A caravana entrou pela primeira vez em território chileno e, apesar de terem de andar a uma altitude de 4.800 metros, tanto Marc Coma como o seu grande rival Cyril Després, não deram hipóteses aos restantes adversários na prova continuando um duelo a dois pela vitória final.

A especial cronometrada era bastante inferior na sua distância em relação ao dia anterior – “apenas” 207 km -, mas no caminho entre San Salvador de Jujuy e Calama, com passagem pelos Andes, Marc Coma demonstrou boas capacidades de navegação e conseguiu mesmo obter a sua segunda vitória consecutiva em etapas nesta edição da prova. Os 16 segundos que conseguiu recuperar em relação a Després (2º na etapa de hoje), significaram uma mudança de líder da prova, com o piloto catalão a assumir essa posição com uma margem de apenas dois segundos para o piloto francês. Dois segundos é a diferença entre os dois após mais de 1.200 km de prova cronometrada!

Na terceira posição do dia terminou o homem da casa, “Chaleco” Lopez e a sua Aprilia que, também na geral se encontram nessa posição mas já a mais de vinte minutos dos dois mais rápidos. Em bom ritmo continua Olivier Pain em Yamaha. O piloto francês voltou a obter o quarto lugar na etapa.

Quanto aos pilotos portugueses esta etapa não se revelou tão “catastrófica” quanto se chegou a pensar, pois antes de chegarem ao final da etapa e seguindo o “live tracking”, as tabelas de tempos não mostravam os pilotos, facto que mudou por completo no final.

A subir gradualmente o seu ritmo e, consequentemente, a sua posição na classificação geral está Hélder Rodrigues. Foi o quinto mais rápido da etapa a pouco menos de sete minutos de Coma, facto que o fez ascender até ao top 5, ocupando precisamente o quinto lugar na geral.

Com o 19º tempo desta etapa ficou Paulo Gonçalves, um pouco abaixo daquilo que tinha conseguido obter nos dias anteriores. Ainda assim consegue manter o quarto posto na classificação geral, ainda antes de entramos nas etapas de deserto mais duras.

Ruben Faria, outro dos portugueses em grande destaque até ao momento, também não passou bem esta etapa. Terminou o dia como o 22º mais rápido, o que o fez descer na geral de terceiro até sétimo.

Quanto  aos restantes portugueses em prova, de destacar a prestação de Pedro Oliveira na sua Yamaha WR 450. No final dos quatro dias de prova a doer está em 27º na geral, no entanto já a mais de 1h30m da liderança de Coma. Bianchi Prata segue em 37º na geral, Fausto Mota em 60º, e finalmente Rui Oliveira em 67º. Quanto a João Rosa, o nome já não aparece na tabela da classificação geral publicada no site oficial do Dakar, mas no momento em que escrevemos esta notícia ainda não sabemos as razões para tal.

Classificação da 4ª etapa San Salvador de Jujuy – Calama

1º Marc Coma
2º Cyril Després +16s
3º Francisco Lopez +2’05s



5º Hélder Rodrigues +6’55s
19º Paulo Gonçalves +15’11s
22º Ruben Faria +17’43s
34º Pedro Oliveira +24’53s
47º Fausto Mota +30’36s
66º Bianchi Prata +41’30s
79º Rui Oliveira +49’43s