sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dakar 2011 – 6ª etapa: Mais uma vitória portuguesa


Antes do merecido dia de descanso que será utilizado pelos pilotos para recuperarem as suas forças e reabilitarem as suas motos, a caravana de duas rodas teve de enfrentar uma dura etapa no deserto do Atacama. Partindo de Iquique e tendo como destino a última cidade antes da fronteira com o Peru, Arica, o dia começava com o português Paulo Gonçalves a abrir caminho para os restantes, facto importante para o desfecho desta jornada.

Imediatamente a partir do primeiro waypoint, Hélder Rodrigues demonstrou estar em boa forma e a recuperar terreno para os principais adversários agora que chegamos aos seus terrenos preferidos e fazendo uso da sua maior força que é a navegação, tendo sido o mais rápido ao longo de mais de metade da etapa. Por seu lado, Ruben Faria foi sempre segundo nos waypoints até passar a ser mais rápido na segunda metade da etapa e, ao “colar-se” a Hélder Rodrigues, Marc Coma, Cyril Després e “Chaleco” Lopez a cerca de 200 km do final da etapa, conseguiu assim somar a sua primeira vitória na edição deste ano do Dakar – relembramos que apesar de ter sido o mais rápido na primeira etapa acabou por sofrer penalização e ser segundo.

Na classificação geral actualizada até ao momento, Hélder Rodrigues segue em 4º a 27’35s de Coma, enquanto Faria segue logo atrás. Entre os dois portugueses e a liderança mantém-se “Chaleco” Lopez.

Quanto à luta pela vitória final no Dakar 2011, Cyril Després foi mais rápido do que o seu grande rival Marc Coma, tendo recuperado algum do tempo perdido no dia anterior. As posições na geral mantêm-se inalteradas entre os dois mas, a diferença é agora de 8’48s.

Más notícias para a participação de Paulo Gonçalves. Como já referimos no início, o piloto da BMW partia a abrir caminho para todos os outros, facto que o levou a perder muito tempo e a não estar entre os mais rápidos como vinha a acontecer até aqui. No momento em que escrevemos esta notícia já chegaram ao final da etapa 39 pilotos e, para já, não há registos de Paulo Gonçalves nem dos outros portugueses que ainda se encontram em prova. Actualizaremos esta notícia assim que houver novidades. (MOTOCICLISMO)

Classificação da 6ª Etapa Iquique – Arica

1º Ruben Faria
2º Hélder Rodrigues
3º Cyril Després
4º Marc Coma
5º Stefan Svitko

Classificação geral após 6ª etapa (em actualização)

1º Marc Coma
2º Cyril Després
3º Francisco Lopez
4º Hélder Rodrigues
5º Ruben Faria

MV Agusta : F3 , 3 cilindros e 675 cc - As Fotos







Crie a MV Agusta F4 ao seu gosto


Gostaria de ter um F4 diferente das outras? A MV Agusta tem no seu Configurador a possibilidade de escolher a cor e acessórios e visualizar o resultado final. Para tal basta clicar aqui. 

Dainese : Blusão Couro Rapture


O Blusão de pele Rapture da Dainese oferece um design agradável aliado a uma excelente protecção. Possui forro destacável para uma utilização todo o ano. Este artigo está disponível nas lojas Filipe Motoshow com o preço de 512 euros.  

MV Agusta : Colecção de Fatos em Pele



Estes são alguns dos modelos de fatos de couro da marca MV Agusta disponíveis nas lojas Filipe Motoshow.

Dakar 2011 : Video com resumo da 5ª Etapa

Dakar 2011 – 5ª etapa: Paulo Gonçalves vence o dia

Depois da penalização sofrida por Ruben Faria logo na especial de abertura deste Dakar, que lhe roubou o triunfo no dia, hoje foi mesmo o dia de mais um português brilhar, com Paulo Gonçalves a estrear-se a vencer uma etapa do Dakar.
O piloto da BMW da equipa Bianchi Prata esteve nos lugares da frente em quase toda a etapa, e no último WP (wp14), assumiu o comando, tendo assim ganho o dia, com dois minutos de vantagem para a Aprilia de Francisco Lopez, e com outra BMW, a de Frans Verhoeven, no 3º posto.

Depois de uma longa travessia do deserto, a caravana chegou finalmente à costa do Pacífico. Foi um dia longo e penoso, com uma especial de 423 quilómetros repleta de pisos duros que terminou em beleza com uma cadeia de dunas a descer rumo ao oceano.
Marc Coma foi o quarto, depois de ter visto ser-lhe devolvido pelos comissários o tempo que perdeu a auxiliar o acidentado Olivier Pain. O espanhol, que havia saído de manhã com escassos dois segundos de avanço sobre Després, ganhou mais 12 segundos no terreno e outros dez minutos devido a uma penalização imposta a Després.

A penalização foi comunicada ao francês às 4h30 da manhã, antes da partida para o dia de hoje, pois no dia anterior terá voltado para atrás na zona de partida, para ir buscar umas luvas, sem passar pela zona marcada para o efeito. O vencedor do ano passado está assim em segundo a 10m14s de Marc Coma.

No sexto posto ficou Hélder Rodrigues, imediatamente na frente de Ruben Faria, e estão, respectivamente, no 5º e 6º posto da geral, atrás de Paulo Gonçalves que é quarto.

Pedro Oliveira, Bianchi Prata e Rui Oliveira também terminaram, e todos subiram na geral, mas não temos notícias de Fausto Mota, enquanto se confirma a desistência de João Rosa devido a uma queda na etapa de ontem, tendo sido aconselhado pelos médicos a não continuar.
Declarações
Paulo Gonçalves - "Foi uma etapa muito grande, muito dura e com muita navegação. Mas adorei a especial que foi bastante técnica e com belas paisagens. Hoje a equipa BMW Motorrad by Speedbrain alcançou um resultado brilhante! Consegui vencer a etapa muito pelo grande trabalho que está a ser desenvolvido por todos os elementos da equipa. Vou continuar a ser rápido mas sempre com prudência, para chegar a Buenos Aires. Aproveito para agradecer a todos que me têm apoiado, muito obrigado a todos eles."

Hélder Rodrigues - “Vi que o Olivier Pain tinha caído e nessa altura o Marc Coma estava já com ele. Mesmo assim tive que parar para me certificar que ele estava bem e depois voltei a arrancar. Fiz o que tinha de fazer, pois a vida humana está acima de tudo e felizmente o acidente dele não foi muito grave. Depois continuei, mas confesso que me custou bastante reencontrar a concentração. Andei inclusivamente algum tempo perdido para encontrar a pista. Podia ter recuperado mais terreno, mas amanhã continuamos no Atacama no meu terreno de eleição e sei que posso perfeitamente lutar pela liderança e assim aproximar-me do pódio”.
Ruben Faria – “O final desta especial é único. Já no ano passado me impressionou. Mas foi um dia novamente muito exigente, com uma fase inicial com muita pedra e exigente, para no final entrarmos na dunas durante quase 40 quilómetros. Estive muito bem precisamente até chegarmos a essa fase de dunas, que mais uma vez fizeram a diferença. Os pneus estavam já muito castigados e acabei por perder aí o quinto posto na especial, que ocupava até então. Mas foi um dia positivo, em que subi ao sexto lugar mas infelizmente o Cyril perdeu terreno para o Marc em virtude de uma penalização de ontem. O dia de descanso aproxima-se e faz parte da nossa estratégia estar na frente na entrada para a segunda metade da prova. Vamos ver se conseguimos. Amanhã vamos entrar verdadeiramente no Atacama e será um dia muito duro a anteceder o dia de descanso no Sábado. Vamos encontrar dunas, ‘fesh-fesh’, ‘erva-camelo’...enfim, o verdadeiro deserto chegou.”
Pedro Bianchi Prata - “A etapa correu bem. Consegui subir onze lugares comparativamente à etapa de ontem. Mas mais uma vez, tive de ter cuidado pois apanhei muito pó. Estou muito feliz por o Paulo ter ganho a etapa e a equipa está a cumprir os objectivos propostos. Vou continuar a lutar pois ainda falta muito Rally.” (Motociclismo)

Classificação 5ª etapa
1. Paulo Gonçalves (BMW)
2. Francisco Lopez (Aprilia)
3. Frans Verhoeven (BMW)
4. Marc Coma (KTM)
5. Cyril Després (KTM)
6. Hélder Rodrigues (Yamaha)
7. Ruben Faria (KTM)
33. Pedro Oliveira (Yamaha)
56º Bianchi Prata (BMW)
77º Rui Oliveira (Yamaha)
Geral após 5ª etapa
1. Marc Coma (KTM)
2. Cyril Després (KTM)
3. Francisco Lopez (Aprilia)
4. Paulo Gonçalves (BMW)
5. Hélder Rodrigues (Yamaha)
6. Ruben Faria (KTM)
25. Pedro Oliveira (Yamaha)
38º Bianchi Prata (BMW)
67º Rui Oliveira (Yamaha)