domingo, 9 de janeiro de 2011

Queda Épica de Moto...

Dakar 2011: Ruben perde nova etapa na secretaria

Pela segunda vez neste rali, Ruben Faria ganha uma etapa para depois ver ser-lhe retirada a vitória na secretaria. Segundo o comunicado da organização, o algarvio da KTM não terá respeitado o tempo de 15 minutos obrigatório na paragem para reabastecimento, parando apenas 5m13s. O português afirma que não cometeu nenhum erro, e cumpriu as regras na íntegra.

Assim, e para já, Ruben Faria passou a ter o 7º lugar na etapa de ontem, mantendo o 5º posto na geral, e Hélder Rodrigues passa a ser o vencedor da etapa.

Quanto a Paulo Gonçalves, o atraso de ontem deveu-se a um problema eléctrico na sua BMW, que o forçou a ter de esperar pelo camião de assistência, tendo descido do 4º para o 62º posto da geral.

Entretanto, Ruben Faria já comunicou a sua posição, afirmando tratar-se de um inequívoco erro da organização:
“Quando chegamos ao ponto de reabastecimento, em qualquer especial, os controladores no local ficam sempre com a carta de controle que transportamos na sua posse e são eles que nos chamam para o regresso à corrida após esses quinze minutos de paragem. Quando cheguei entreguei a minha carta e arranquei quando me chamaram, como é procedimento habitual. Não cometi qualquer ilegalidade e estou de consciência tranquila.” Afirma Ruben Faria em Arica onde se cumpre hoje o dia de descanso deste Dakar 2011.
A classificação da etapa está neste momento a ser analisada pela equipa de cronometragem da prova, tendo já os responsáveis da prova chegado à conclusão de que o piloto do Algarve esteve parado não cinco minutos, mas sim 11 minutos, o que retira bastantes minutos aos que a organização ontem juntou ao seu tempo final.
“O erro é deles e aconteceu com mais pilotos, uns que estiveram menos tempo no local, como eu, outros que estiveram mais tempo. De referir que não fui penalizado, apenas juntaram ao meu tempo aquele que alegadamente eu não estive parado, ou seja, os cerca de dez minutos que parti mais cedo, na primeira contagem deles, o que afinal também não é correcto.”
Desgastado mesmo com a situação o piloto do Algarve reforça que “...não quero me declarem novamente vencedor, antes pelo contrário. Quero a verdade desportiva reposta independentemente de quem venceu a especial. Não enganei nem tentei enganar ninguém, fui apanhado num erro que deve ser apenas imputado à organização e não a mim.”
Ruben Faria e a equipa da Red Bull KTM continuam a aguardar em Arica pela emissão do comunicado oficial que reponha a verdade dos factos sobre a etapa de ontem, o mesmo se passando com a classificação da jornada e geral que deverá igualmente sofrer acertos. (Mootociclismo)