quarta-feira, 2 de março de 2011

MV Agusta F3 : Reserva já a sua!


A MV Agusta continua a desenvolver a nova F3, com um motor super desportivo de três cilindros. E para os mais curiosos antecipa o rápido avanço para o modelo mais aguardado. Quilómetro após quilómetro, em pista ou em estrada é cada vez mais evidente, que este novo modelo MV será mais uma referência no segmento das super-desportivas.
A F3 já ultrapassou em muito as expectativas da equipa de desenvolvimento no que diz respeito ao seu poder e manuseamento. O motor tem provado ser extremamente fiável durante todos os testes de ensaio, superando, mesmo, a meta da potência estabelecida. Ultrapassou os 135 CV e mais de 15.000 rpm. Os resultados comprovam um impacto directo e positivo no desempenho dinâmico deste novo modelo. O segredo do seu excelente desempenho é a perfeita síntese entre o motor e o chassi.
A F3 dispõe do sistema electrónico mais avançado, com um sistema de controlo do motor incorporado, Full Ride By Wire” (sistema de gestão inteligente de comando da abertura das borboletas no corpo de injecção) que optimiza a gestão electrónica da moto, o que consequentemente, permitirá um aumento da rotação e do binário. Uma harmonia perfeita entre a gestão electrónica aliada á soberba performance do chassi. A F3 é ágil e extremamente fácil de manusear, proporcionando ao piloto o máximo de feedback durante as inclinações em ângulos mais fechados.
Graças à estabilidade financeira do Grupo, o plano de negócios excedeu as expectativas no que diz respeito à calendarização e permitiu à MV antecipar a produção da F3 em 4 meses: a pré-produção e produção estão previstas para iniciar, em meados de Setembro. A F3 irá estar disponível para venda no final do Outono. Faça já a sua reserva!

Capacete AGV K-3 Gothic Rossi



O capacete réplica de Valentino Rossi K-3 Gothic está muito bem classificado na SHARP (4 estrelas) e tem o preço de 191,00 euros.

Camisola Térmica GoBike


A camisola térmica da Forcefield GoBike é ideal para todo ano.
Com o sistema BeCool, o Air Flow Control , permite que o suor não fique na camisola e ao não ficarmos molhados pelo mesmo , principalmente em dias de mais calor , o corpo mantem uma temperatura constante originado uma sensação de bem estar. 

Abriram inscrições para o Lés a Lés


13.º Portugal de Lés-a-Lés Moviflor

Mogadouro – Sabugal – Castelo de Vide – Vidigueira - Lagoa
23 a 25 de Junho 2011

Já começaram as inscrições para a grande aventura!

Apresentação amplia expectativa

O regresso às origens, com inovador percurso raiano, e pequenos ajustes com o intuito de reforçar o carácter turístico, marcaram a apresentação do 13.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor. A Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal promete entusiasmante maratona de descoberta na região fronteiriça. Que está a despertar tanta expectativa entre os motociclistas que foram 300 os inscritos no primeiro dia!
Proporcionar um verdadeiro regresso às origens depois de uma edição, em 2010, muito metropolitana, rápida e fustigante, foi o ponto de partida para delinear o percurso do 13.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor que, de 23 a 25 de Junho, ligará Mogadouro a Lagoa, com final de etapa em Castelo de Vide, e as paragens para almoço em Sabugal e Vidigueira.
Trajecto apresentado de forma pormenorizada em Rio de Mouro, Sintra, na loja do principal patrocinador do evento, e que privilegia a raia lusitana, com regresso às aldeias históricas, às serras berços de rios, às estradas mais intimistas e populações calorosas. E cuja preocupação passou pelo incentivo ao turismo pausado, pedagógico e saudável convívio, num passeio cujas características ímpares conseguem aliar turismo e aventura a um ritmo agradavelmente sereno. Com a presença de algumas centenas de pessoas, a primeira oportunidade para garantir a presença na longa maratona motociclística foi aproveitada para concretizar 270 inscrições a que se juntaram mais 30 formalizadas no Moto Rali de Leiria.
Ou seja, mais de 300 participantes garantidos logo no primeiro dia de inscrições para um evento que, uma vez mais, ligará o Nordeste Transmontano ao Barlavento Algarvio, das serranias da terra quente às brisas dos mares do sul, em travessia de Portugal à moda antiga.
Estradas inéditas, sempre longe das mais modernas vias de comunicação (auto-estradas, IP’s, IC’s ou SCUT’s estão fora do road-book) numa maratona atraente para todos os mototuristas nacionais. E alguns internacionais, rendidos aos encantos de uma travessia única, cruzando o País à moda antiga, pelas mais pitorescas estradas e alguns caminhos de terra batida, muitas vezes forma única de acesso para as populações locais.
Durante a apresentação, a Comissão de Mototurismo da FMP desvendou muitas das novidades que os participantes vão encontrar nos cerca de 1000 quilómetros entre Mogadouro e Lagoa, começando pela travessia do rio Sabor a vau, a deslumbrante descida para Barca d’Alva, a imponência das aldeias da Beira Alta, a referência histórica da Ponte de Sequeiros sobre o rio Côa, a majestosa vista de Penha Garcia ou pela nota de internacionalização dada pela travessia do fronteiriço rio Tejo através da belíssima ponte romana de Alcântara, rumo ao Marvão, contornando assim enésima passagem em Vila Velha de Ródão, entre os distritos de Castelo Branco e Portalegre.
Percurso que recupera descoberta histórica, paisagística e gastronómica através das visitas a Castelo de Vide, às faldas da serra de Monchique, às praias de Carvoeiro e Ferragudo. Mas também pela descoberta dos 500 anos de foral de Póvoa e Meadas ou pelos almoços em Sabugal e Vidigueira, onde a extensa caravana será brindada com ementas evocativas dos valores da gastronomia local.
E onde cada participante entrará apenas no horário ideal, limitando assim o tempo de espera pelas refeições. Cuidado extensivo aos controlos horários onde cada equipa deverá passar apenas na hora estipulada, não sendo marcada a tarjeta que atesta a passagem em todos os 20 pontos secretos se os participantes passarem antes da hora.
Com inscrições abertas até 27 de Março para os sócios de motoclubes inscritos na Federação de Motociclismo de Portugal e para portadores de Cartão UEM (125 euros) e até 13 de Maio para todos os motociclistas (150 €), o 13.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor conta com novos patrocinadores e apoiantes, oferecedores de interessantes condições para os participantes. Assim, à Moviflor, patrocinador principal junta-se a BMW, com preço de inscrição especial (125 €) para proprietários de motos alemãs, bem como a Michelin, com oferta de 30 por cento de desconto na compra de pneus e oferta da montagem, e a MotoJornal que, além da publicação da foto de todos os participantes na revista, garante oferta de assinatura durante três meses! De salientar ainda os apoios da MotoEmergência, de novo os anjos da guarda da caravana, com seis técnicos emergência em moto, da Lidergraf, garantindo todo o material gráfico, da J. Saraiva e Bomcar, assegurando a assistência mecânica à heterogénea caravana, e dos Andaimes GJM, responsável pela montagem dos palanques de partida e chegada.
O Gabinete de Imprensa
13.º Portugal de Lés-a-Lés

Carlos Coelho deu as boas-vindas na Apresentação Lés-a-Lés 2011
Programa:
5ª feira, feriado, 23 de Junho
- Das 9.00h às 14.30h: Verificações Técnicas no centro de Mogadouro
- 11.00h: Partida das equipas para o Prólogo, no centro de Mogadouro
- Percurso pelo Concelho de Mogadouro (Castelo de Penas Róias, Bemposta e vale do Douro).
- 20.00h: Jantar de Boas Vindas em Mogadouro.
6ª feira, 24 de Junho
- Madrugada: Concentração dos participantes no centro de Mogadouro
- 6.00h: Início da partida das equipas, no mesmo local
- Percurso pelos vales do Sabor e Douro e aldeias históricas da Beira Alta
- Almoço em Sabugal e continuação por Monsanto, Monfortinho, Alcântara (Espanha) e Marvão.
- 18.00h: Início da chegada das equipas no Centro Histórico de Castelo de Vide
- Jantar em Castelo de Vide
Sábado, 25 de Junho
- 6.00h: Início da partida das equipas no Centro Histórico de Castelo de Vide
- Pequeno-almoço em Póvoa e Meadas e celebração dos 500 anos desta freguesia

Grande interesse na Apresentação do Lés-a-Lés 2011
- Itinerário pelo Alto Alentejo e Évora
- Almoço na Vidigueira e continuação pelo Baixo Alentejo
- Final pelas praias de Carvoeiro e Ferragudo do concelho de Lagoa
- 18.00h: Início da chegada das equipas, no centro de Lagoa
- Jantar final em Lagoa

REGULAMENTO
(a negro as alterações 2011)
Intenção do Evento
O 13º Portugal de Lés-a-Lés Moviflor é um evento mototurístico não competitivo, sem classificação, de estrada, e que pretende mostrar a todos os participantes o potencial turístico, ambiental, patrimonial e paisagístico do nosso país.
Civismo/Segurança
- Sendo o 13º Portugal de Lés-a-Lés Moviflor efectuado na via pública, todos os participantes deverão ter uma postura prudente, cavalheiresca e respeitadora do Código de Estrada;
- Durante o percurso, o condutor participante que for observado a não cumprir a legalidade das condições do motociclo bem como a postura e condução correcta na via pública será convidado a retirar-se do evento imediatamente sem direito a devolução do valor da inscrição;
Todos os elementos da Organização estão devidamente identificados - o participante que for incorrecto com qualquer elemento da Organização será convidado a retirar-se do evento imediatamente e sem direito a devolução do valor da inscrição;
- O condutor participante que for observado a ingerir bebidas alcoólicas durante os percursos das duas etapas será convidado a retirar-se do evento imediatamente sem direito a devolução do valor da inscrição;
- Nas localidades por onde passar o itinerário, os participantes poderão e deverão ser alegres, mas disciplinados, não alterando o trânsito normal (o que é fácil, pois as motos são veículos extraordinários pelo seu reduzido tamanho e maneabilidade);
Solidariedade
- Relembrando que este evento não tem fins competitivos, a solidariedade entre participantes é o mais importante de Trás-os-Montes ao Algarve;
Data
- 23 a 25 de Junho de 2011;
Os participantes deverão deslocar-se para Mogadouro e aí, na 5ª feira, 23 de Junho, submeterem a sua moto às Verificações Técnicas e participarem no Prólogo por todo o concelho anfitrião. No final do evento, usufruirão do domingo, dia 26, para regressarem a suas casas, já recompostos do esforço do passeio;
Por ser perto do solstício de Verão, os dias serão bastante compridos e o clima prevê-se quente e agradável;
Percurso
- Terá cerca de 1.000 kms, recorrendo o mais possível a estradas pitorescas nunca utilizando IP’s ou IC’s;
- Curtas partes do percurso não serão pavimentadas, mas perfeitamente possíveis a qualquer tipo de moto;
- Vários motoclubes de todo o país assegurarão a animação do trajecto com controlos e outras surpresas;
- O tempo para cumprir o itinerário será ritmado e elaborado a pensar em todo o tipo de motociclos, de modo a ser possível cumprir-se sempre o Código da Estrada vigente;
Equipas
- Cada equipa é constituída por duas motos e de 2 a 4 pessoas (a Organização aconselha a participação apenas a passageiros habituados);
- As duas motos de cada equipa devem apresentar-se juntas em todos os controlos;
- Só são aceites equipas montadas em ciclomotores e motociclos podendo estes ter carro lateral;
- Só são aceites equipas montadas em triciclos ou quadriciclos, caso os seus condutores possuam impedimento físico para conduzir motociclos;
Partidas
- As equipas partirão de 40 em 40 segundos e por ordem no Prólogo;
- As equipas partirão de 20 em 20 segundos e por ordem na 1ª e 2ª etapa;
Controlos e pontualidade
- Serão entregues a todos os condutores participantes, tarjetas de colocar ao pescoço (tipo Enduro ou Trial). Essas tarjetas serão picadas pelos controladores, colocados em cerca de 20 locais secretos e estratégicos ao longo de Portugal, confirmando-se desse modo o total cumprimento do itinerário idealizado;
- Os participantes só serão controlados dentro dos horários ideais estabelecidos no road-book, e nunca antes deles;
- Os controladores apenas picarão as tarjetas dos participantes que envergarem o dorsal sobre o vestuário;
- Os participantes apenas têm tolerância de 30 minutos de atraso nos postos de controlo;
- Os controladores esperarão nos postos de controlo até 30 minutos depois da hora ideal do último participante;
- Depois dessa hora, os alicates serão recolhidos pela Equipa Vassoura;
- A hora oficial do evento é fornecida pelo número telefónico 12151;
Refeições
- As refeições incluídas no programa da organização estão previstas apenas para participantes inscritos e elementos da organização identificados;
- Estas refeições serão servidas apenas a quem usar Dorsal e pulseira identificativa;
- Os participantes só poderão ter acesso às refeições à sua hora prevista e nunca antes dela.
- As refeições servidas ao longo do percurso só estarão disponíveis até 30 minutos após o horário ideal do último participante;
Verificações Técnicas (manhã e tarde de 5ª feira, 23 de Junho)
- As Verificações Técnicas (V.T.) decorrerão das 9.00h às 14.30h e por ordem de partida, no centro de Mogadouro.
Nas V.T., será exigido, por moto:
- Livrete e seguro;
- Não se aceita documentação de seguro enviada por fax;
- Carta de condução válida;
- Moto em estado de fiabilidade;
- Pneus em óptimo estado;
- Nível sonoro do escape dentro do permitido por lei (86 db) ou o assinalado no respectivo livrete;
- Matrícula homologada;
- Retrovisores, luzes e piscas em perfeito estado;
- Kit ou ferramenta para reparar um eventual furo;
- Às equipas cujas motos ou documentação não passarem nas V.T. serão entregues os brindes mas não será devolvida a verba da inscrição e será impedida a participação no evento;
Entrega de material (mesmo dia, 23 de Junho)
- Às equipas cujas motos sejam aprovadas nas V.T. será imediatamente entregue o seguinte material:
- 1 Road-book e 1 Tarjeta por condutor;

Apresentação Lés-a-Lés 2011 na Movilor de Sintra
- 1 Dorsal por participante;
- 1 T-shirt, 1 Pólo e 1 Chapéu por participante;
- 3 Autocolantes com número da equipa;
- Documentação diversa e brindes;
- Será ainda colocada pulseira pessoal para acesso às refeições;
Lembranças
- Será atribuida lembrança, diploma e badge do evento a todos os participantes;
- As lembranças serão entregues à chegada da 2ª etapa;
Inscrições
- As inscrições estão abertas a todos os motociclistas nacionais ou estrangeiros;
- O limite de inscrições é de 1000 (mil) participantes;
- A primeira fase de inscrições, de 27 de Fevereiro a 27 de Março, será exclusiva para sócios de motoclubes federados na FMP ou portadores de cartão de Motociclista UEM.
- As inscrições devem-se fazer acompanhar de fotocópia de cartão de sócio do motoclube.
- Só se aceitam inscrições via CTT
- A ordem de partida do evento será correspondente à ordem de envio das inscrições (carimbo dos CTT)
- A segunda fase de inscrições, até 13 de Maio, será aberta a todos os motociclistas.
O preço da inscrição inclui também DVD com o filme do evento (entregue posteriormente ao domicílio), jantar de apresentação em Mogadouro, pequeno-almoço volante em Mogadouro, almoço em Sabugal, jantar em Castelo de Vide, pequeno-almoço em Póvoa e Meadas, almoço na Vidigueira e jantar final em Lagoa.
Inclui ainda todo o material já referido, campanha especial de pneus Michelin, apoio mecânico J. Saraiva e Bomcar e assistência médica MotoEmergência.
Preço de Inscrição por participante (condutor ou passageiro)
- Portador de cartão de Motociclista UEM            125 €
- Sócio de motoclube federado na FMP                125 €
- Não filiado                                                       150 €
Lista de Inscritos
- A FMP publicará  a lista de inscritos por ordem alfabética em www.fmportugal.pt três semanas antes do evento
- A FMP publicará  a lista de inscritos por ordem de partida em www.fmportugal.pt dias antes do evento
Desistências
-  A devolução do valor da inscrição, apenas se efectua nas desistências por razões médicas, quando comunicadas à FMP até ao primeiro dia do evento (23 de Junho) e com apresentação posterior (até 30 dias) de atestado médico.
- Em caso de desistência durante o evento, o participante deverá imediatamente informar a Organização pelos números telefónicos distribuídos;
Reclamações
- A Organização é soberana na resolução dos casos omissos neste regulamento.

Intenção da FMP no 13º Portugal de Lés-a-Lés - Moviflor
Regressar às calmas origens
Mogadouro, Sabugal, Castelo de Vide, Vidigueira e Lagoa são sedes de concelho fabulosas para oferecer o desejado “regresso às origens” de um Lés-a-Lés Moviflor que em 2010 foi demasiado metropolitano, rápido e fustigante.
A rota idealizada pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal para 2011 tem como principal objectivo refrear ânimos, incentivando o turismo pausado, gratificante, ensinador e entre convívio saudável.
Regressaremos à raia, às aldeias históricas, às serras berços de rios, às estradas íntimas e populações calorosas.
E constantemente a rolar em estradas inéditas num Lés-a-Lés (afinal Portugal é enorme) cruzaremos o país de Trás-os-Montes ao Algarve, num evento em que a FMP deseja sentir os participantes alegres e respeitadores. O Lés-a-Lés nunca foi uma corrida.
É sim, um passeio muito diferente, que consegue oferecer aventura e até picos de emoção, sempre pelos melhores motivos.
Rola com regularidade e SÓ com o teu colega de equipa, bebe muita água e não percas tempo desnecessário nas paragens. Diverte-te, até nos curiosos troços não pavimentados. E guarda religiosamente o road-book. Poderá ser-te útil no futuro.


Tó Manel apresentou novidades do Lés-a-Lés 2011


Michelin e BMW presentes no Lés-a-Lés Moviflor 2011


Muito público na Apresentação do Lés-a-Lés 2011


Ernesto Brochado desvendou percurso do Lés-a-Lés 2011


Centenas de inscritos na Apresentação do Lés-a-Lés 2011


Percurso do 13º Lés-a-Lés apresentado


Ponte de Alcântara será atravessada no 13º Lés-a-Lés


Ponte de Sequeiros será um dos monumentos do Sabugal a ser conhecido desta vez



Curso Suporte Básico de Vida no Moto Clube do Porto


De forma atenta e muito profissional, 17 formandos cumpriram, com total e absoluto aproveitamento, o Curso de Suporte Básico de Vida (SBV), ministrado de forma exemplar pelos sempre solícitos e bem dispostosprofessores Anatilde Ramos, Cátia Noiba, Hélio Pereira e Celeste.
Iniciativa enquadrada no espírito de responsabilidade social do Moto Clube do Porto, de forte componente prática, que animou a sede em solarenga tarde de domingo, mais apetecida para uma passeata de moto... E que deu para perceber como funcionam os serviços de emergência médica, desfazendo dúvidas e equívocos que sempre assolam a mente de todos.
Filmes, diapositivos e algumas explicações teóricas, antecederam a parte prática do curso, sempre rodeada de boa disposição, e onde as manobras de Suporte Básico de Vida despertaram grande empenho por parte de todos. É que, a brincar a brincar, aprendia-se como salvar vidas...
Com manequins especificamente criados para aprendizagem de SBV foram treinadas as medidas e procedimentos técnicos para proteger a vida humana e evitar o agravamento de lesões enquanto se espera a chegada de meios avançados de socorro ao local do acidente. Um algoritmo ou sequência de actos que, quando cumprido de forma rigorosa, pode ajudar vítimas de paragem respiratória e salvaguardar de lesões mais gravosas.
Expressões como compressões torácicas, insuflações, permeabilização das vias aéreas, sinais de circulação, V.O.S. ou posições laterais de segurança ganharam significado menos obscuro para os formandos que, passadas umas horas de formação, mostraram-se mais aptos a salvar vidas. E capazes de fazer uma Manobra de Heimlich... Manobra de quê? Não, não é nenhuma manobra para parquear uma moto em posição esquisita. Mas que pode fazer toda a diferença em caso de asfixia ou sufocação...
Que, felizmente, não foi preciso utilizar de forma real porque ninguém se engasgou com o divertido lanche que marcou o encerramento dos trabalhos, ponto final de uma tarde bem passada e onde o conhecimento adquirido foi considerado, por todos, como uma real mais valia!

Acha que sabe conduzir?