sexta-feira, 29 de abril de 2011

Simoncelli de novo o mais rápido


O piloto da San Carlo Honda Gresini, Marco Simoncelli foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o MotoGP do bwin Grande Prémio de Portugal depois de ter sido conseguido a mesma marca na primeira sessão. Simoncelli, bateu o Campeão do Mundo em título, Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) e Dani Pedrosa (Repsol Honda).

Simoncelli de novo o mais rápido
Estoril 2011 - MotoGP - FP2 - Highlights
O italiano perdeu o controlo da sua Honda na curva três, a meio da sessão cronometrada, pelo que teve que utilizar a segunda máquina disponível, mas mesmo assim nunca foi ultrapassado no topo da classificação. Simoncelli de 24 anos , garantiu aqui no Estoril em 2009, o triunfo na classe intermédia do Campeonato e não esconde que ambiciona vencer no MotoGP, depois de ter perdido uma oportunidade soberana em Jerez.
A segunda sessão cronometrada, decorreu sob temperaturas bastante mais elevadas, aproveitando o sol português. Foi por pouco que não choveu durante esta sessão, mas os primeiros pingos já se fizeram sentir nos derradeiros minutos dos 45 previstos. Os 17 pilotos participantes ficaram separados por 2.510s.
Lorenzo que detinha nada menos do que três pole-positions nesta pista na categoria máxima, efectuou um treino muito consistente e garantiu o Segundo melhor tempo atrás de Simoncelli. O espanhol de 23 anos foi apenas 0,003s mais rápido do que o seu rival Pedrosa, que se colocou na terceira posição, procurando a sua primeira vitória neste circuito em MotoGP, um dos quatro em que ainda não venceu.
Valentino Rossi (Ducati Team) e Casey Stoner (Repsol Honda) quase empataram as suas marcas e mostraram o mesmo andamento na pista portuguesa. O Italiano já aqui venceu por cinco vezes ao passo que o australiano passou grande parte da sessão nas boxes, tal como aconteceu durante a manhã, ele que venceu neste circuito em 2005, mas na categoria inferior.
Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) garantiu de novo um lugar entre o os dez primeiros, tentando esquecer a actuação de Jerez. O Americano tem até este momento dois quartos lugares no Estoril em 2006 e 2008. Para o estreante Karel Abraham (Cardion ab Motoracing) a sétima posição da geral, nesta Terceira prova da sua campanha em MotoGP, ele que conseguiu ser 10º colocado em 2010.
Ben Spies (Yamaha Factory Racing) não foi de novo feliz no Estoril, depois do acidente que o impediu de participar na corrida de 2010. No primeiro treino teve uma saída de pista e no Segundo garantiu apenas o oitavo tempo, a 0.900s do tempo realizado de Simoncelli.
As últimas duas posições entre os dez primeiros foram ocupadas por duas máquinas da Ducati: Nono foi Nicky Hayden (Ducati Team) e Héctor Barberá (Mapfre Aspar Team) foi décimo. Os dez primeiros ficaram colocados em menos de um segundo

O piloto da San Carlo Honda Gresini Team, Marco Simoncelli, foi o mais rápido nas duas sessões de livres nesta sexta-feira com vista ao bwin Grande Prémio de Portugal, isto apesar de queda durante a tarde.

Simoncelli contente depois de ter sido o mais rápido do primeiro dia
Simoncelli happy after a `great day´
Após a desapontante queda enquanto liderava, em Jerez, o jovem de 24 anos dominou ambas as sessões de treinos livres desta sexta-feira para terminar à frente dos também pilotos Honda, Dani Pedrosa e Casey Stoner. Simoncelli foi consistentemente rápido num circuito onde já assinou bons resultados no passado. A sua melhor marca na época de estreia na categoria rainha foi o quarto lugar aqui no Estoril. O piloto de Cattolica estava muito contente com a afinação depois das melhorias encontradas durante a manhã e confia na continuidade deste tipo de prestações ao longo do fim-de-semana.
Marco Simoncelli, San Carlo Honda Gresini Team
”Sim, hoje foi um grande dia para mim porque comecei a manhã muito rápido. Continuámos da mesma forma durante a tarde. Trabalhámos um pouco na afinação e fizemos algumas alterações ao chassis e tudo correu bem. Ainda temos de melhorar a aderência na primeira curva para termos um ângulo máximo, este é o maior problema. Esta manhã tivemos alguns problemas com os travões, mas conseguimos ultrapassar isso, não totalmente, mas foi um bom passo em frente. Estou contente e confiante com a afinação da minha moto.”
texto e fotos :motogp.com

Terol continua a dominar no Estoril


Nicolas Terol (Bankia Aspar) foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres da categoria 125 cc do bwin Grande Prémio de Portugal á semelhança do que tinha acontecido na primeira sessão. O piloto espanhol, garantiu uma boa margem (0,708s) sobre Sandro Cortese (Intact-Racing Team Germany)  que se posicionou desta feita, á frente de  Johann Zarco (Ajo Motorsport). Miguel Oliveira (Andalucia Banca Civica) registou o quinto tempo absoluto.

Terol continua a dominar no Estoril
Estoril 2011 - 125cc - FP2 - Highlights
As temperaturas subiram para a sessão de treinos da tarde, se bem que a humidade se manteve. De todas as formas, o espanhol conseguiu melhorar o seu tempo (1’46”385), deixando o segundo – Cortese – a 0.708s. Terol confirma assim as suas ambições de conquistar, na pista do Estoril, a terceira vitória da época.
Cortese garantiu o segundo melhor tempo desta sessão, depois de ter saído da pole de Jerez, tentando assim aproveitar também o seu bom momento de forma. A única Derbi colocada entre os dez primeiros, foi a do francês Zarco, que também conseguiu em Jerez a sua melhor classificação de sempre. Zarco foi mais lento do que Terol, 1.064s.
O colega de equipa de Terol na equipa Bankia Aspar, Héctor Faubel foi o quarto mais rápido, ele que saiu vitorioso na última visita que fez a Portugal nesta classe em 2007. O espanhol participou entretanto na classe Moto2.
A equipa Andalucía Banca Cívica colocou os seus dois pilotos entre os seis melhores, com o português Miguel Oliveira a conseguir bater Alberto Moncayo, depois de um esforço final em que passou de 9º para 5º, mantendo essa posição mesmo até final. Outro “par” garantiu as sétima e oitava posições; tratou-se de Jonas Folger e Danny Kent, ambos a correr para a equipa Red Bull Ajo Motorsport. O jovem britânico conseguiu a sua melhor classificação de sempre nesta classe na última corrida de Jerez de La Frontera.
Luis Salom (RW Racing GP) ficou com a nona melhor marca, á frente do terceiro piloto da Bankia Aspar, Adrián Martín. Os primeiros dez ficaram separados por apenas 2.147s.
Efrén Vázquez (Avant-AirAsia-Ajo) teve uma ligeira saída de pista no início da sessão, mas conseguiu prosseguir com o treino. Kevin Hanus (Team Hanusch) bateu de frente na chicane e pode ter ficado com a mão esquerda magoada.
Texto e foto : motogp.com

Estoril : MotoGP - FP1


Marco Simoncelli, da San Carlo Honda Gresini, começou o bwin Grande Prémio de Portugal com o pé direito ao assinar o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres no Estoril. Os pilotos da Repsol Honda, Casey Stoner e Dani Pedrosa foram os segundo e terceiro mais lestos.

Simoncelli lidera Top 3 da Honda em FP1
Estoril 2011 - MotoGP - FP1 - Full session
O italiano conseguiu ser o mais rápido depois de ter ficado desolado após a sua queda no Grande Prémio de Espanha, quando liderava a corrida. O piloto de 24 anos, conseguiu rodar em 1’38:032 , garantindo uma vantagem de 0.209s sobre o australiano, já nos momentos finais da sessão.
Numa pista algo ondulada, as previsões de tempo apontavam para alguma instabilidade, mas a primeira sessão de treinos foi disputada com a pista seca, apesar de muitas nuvens pairarem sobre a pista portuguesa. Depois de um intervalo de cerca de três semanas, muitos foram os pilotos que regressaram ás provas, depois de submetidos a tratamentos e operações, por causa de problemas físicos sofridos anteriormente.
Stoner teve um problema com a fixação de um cabo na sua Honda, passando bastante tempo nas boxes para o resolver. O piloto de 25 anos, conseguiu ainda assim colocar-se entre os mais rápidos a poucos minutes do final da sessão, apesar de não conseguir bater o seu colega da Honda. Depois de uma cirurgia ao ombro, de referira boa recuperação e Pedrosa, que completou 19 voltas ao Circuito Estoril e garantiu o terceiro tempo absoluto, apenas a 0.227s do melhor tempo realizado por Simoncelli.
Ainda com a sua recente vitória na memória, Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) foi o quarto mais lesto, depois de liderar a sessão logo no início. O Campeão do Mundo em título, foi apenas 0.381s mais lento que Simoncelli, numa pista em que venceu nas passadas três épocas.
Valentino Rossi (Ducati Team) foi o melhor das Ducati, á frente do seu compatriota Andrea Dovizioso (Repsol Honda). Este duo italiano foi 0,.537s e 0.749s mais lento que o melhor tempo alcançado.
Depois de ter abandonado na derradeira volta de Jerez, quando ocupava uma das posições do pódio Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) garantiu a sétima marca absoluta, á frente de Ben Spies (Yamaha Factory Racing). O texano fez ainda uma excursão pela gravilha na sua 6ª volta, mas conseguiu continuar após ter reparado a moto.
O Top 10 fica complete com as Ducati de Héctor Barberá (Mapfre Aspar Team) e Randy de Puniet (Pramac Racing). A diferença máxima entre os dez primeiros foi de 1.749s .
Nicky Hayden que garantiu o primeiro pódio para a equipa Ducati em 2011, na corrida de Jerez, sofreu vários problemas mecãnicos, tendo mesmo que regressar ás boxes pelo seu próprio pé. Com a moto de substituição, não foi além do 14º tempo.
texto e foto : MotoGP.com

SuperSport - Assen 2011

Conferência de imprensa do Estoril reúne homens da frente do MotoGP


Quinta-feira representa para o bwin Grande Prémio de Portugal, a primeira possibilidade de contacto com a pista do Estoril e no caso da prova de 2011, o reencontro com as respectivas equipas, após três semanas forçadas de paragem por causa do adiamento do GP de Motegi e serviu ainda para que alguns dos melhores pilotos de MotoGP, falassem pela primeira vez aos jornalistas depois de Jerez.

Conferência de imprensa do Estoril reúne homens da frente do MotoGP
bwin Grande Premio de Portugal Pre-event Press Conference
Para o Campeão do Mundo Jorge Lorenzo, a pista do Estoril representa uma das que mais gosta de todo o calendário do MotoGP; Ganhou por três vezes e conseguiu na pista portuguesa a sua primeira vitória em MotoGP, mas o piloto espanhol considera-a também “uma das mais difíceis e exigentes do MotoGP. Nesta altura a equipa esta numa fase em que tudo aponta para um desenvolvimento da Yamaha, mas para esta prova apenas serão feitas as afinações necessárias para que possamos ter um bom comportamento em pista. Estamos confiante. Mesmo com as limitações da máquina, tentaremos chegar ao pódio. No teste de segunda feira, tentaremos introduzir melhorias, mas até lá, apenas pequenas modificações na afinação.”
Danny Pedrosa está igualmente confiante na sua Honda, mas preocupado ainda com a cirurgia a que foi sujeito ao ombro: “Tudo correu bem e ao que parece a dor desapareceu. Foram bons estes dias para descansar e fiz o máximo para estar em forma. Em relação á corrida do Estoril, acho que o meu desempenho pode ser ainda melhor do que foi até aqui, mas não me posso queixar, pois mesmo com o problema no ombro, consegui um bom conjunto de resultados no Qatar e Jerez.”
As questões para Casey Stoner e Valentino Rossi, centraram-se mais no que se passou entre os dois em Jerez de La Frontera e na atitude dos comissários de pista, pelo menos no ponto de vista de Stoner: “Na minha opinião os comissários não actuaram da melhor forma e por isso estou aborrecido pois sinto que sou prejudicado. O Valentino cometeu um erro e levou-me consigo no seu despiste, mas ele foi ajudado por muita gente e eu não. É isso que condeno, pois erros em pista todos cometemos.”
Também Valentino Rossi se referiu ao incidente, assumindo o seu “erro e nada mais. Todos os cometemos e já falei disso com o Casey. Está esclarecido e só tenho que lamentar ele ter sido prejudicado. Tal como diz o Casey os comissários fizeram a sua escolha, mas eu não posso ser responsabilizado, mais do que pelo meu erro, que já assumi.”
Prevista para amanhã uma reunião das equipas com a Direcção da Corrida e os Comissários, a mesma não terá a presença dos dois pilotos, mais interessados no desenvolvimento das respectivas máquinas, principalmente Rossi.
“Fizémos muitos testes tendo como objectivo melhorar o motor, mas também a sub-viragem da moto. Estamos confiantes num bom resultado e apesar de sabermos que a Ducati está bem na chuva, prefiro que a corrida se dispute em seco.”
Também Stoner prefere uma corrida em seco, mas o australiano refere ainda em relação á sua moto – por insistência de um jornalista – que a mesma tem “alguns problemas em retomar a marcha, quando empurrada apenas por uma ou duas pessoas. É um problema que teremos que corrigir e que é preocupante, caso a atitude dos comissários não se modifique.”
Finalmente foi confirmada pela equipa médica do Circuito Estoril, a possibilidade de participação no bwin Grande Prémio de Portugal, de Álvaro Bautista, que recupera ainda de uma fractura no fémur, derivada de um acidente no MotoGP do Qatar.
O piloto da Rizla Suzuki, parece sentir-se bem, mas apenas tomará a decisão de participar, depois da primeira sessão de treinos livres. “Estou confiante, mas apenas amanhã vou decidir se participo ou não. A equipa tem substituto, mas eu quero alinhar no bwin Grande Prémio de Portugal, pelo que amanhã vou dar o meu máximo. Fizemos exames médicos e andei um pouco de moto (supermotard) mas nada que se compare ás exigências da Suzuki de MotoGP, que terei que reaprender totalmente. Veremos como tudo se vai passar, nesta pista tão exigente.”
Texto e fotos : motogp.com

SBK Prova 2 - Assen 2011

SBK Prova 1 - Assen 2011

Bol d'Or 2011 - Resumo da Prova