sábado, 30 de abril de 2011

Lorenzo consegue a pole do Estoril no limite

Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) garantiu a primeira pole position desta época para o bwin Grande Prémio de Portugal ultrapassando perto do final Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team) que esteve sempre na frente, até ter sofrido uma queda, nas últimas voltas. O piloto da Repsol Honda Dani Pedrosa, vai ocupar o ultimo lugar disponível na primeira fila da grelha.

Estoril 2011 - MotoGP - QP - Highlights
Com nuvens escuras a pairar sobre o circuito a luta pela pole acabou por ser ganha pelo vencedor de Jerez, Jorge Lorenzo, a 17ª do piloto no MotoGP, 43ª na carreira. O piloto da Yamaha assinou em Espanha a 15ª vitória, igualando Alex Crivillé com maior número de triunfos por parte de pilotos espanhóis na categoria rainha. Lorenzo venceu as últimas três corridas disputadas no Estoril desde a pole.
O tempo da pole (1m37,161s) foi apenas um décimo mais rápido que o do rival mais próximo, Simoncelli. Após ter dominado as sessões de sexta-feira o italiano deu continuidade ao ritmo ao encabeçar a qualificação até ao final, altura em que foi batido pelo Campeão do Mundo nos últimos cinco minutos. Simoncelli levou então a cabo um volta que o colocava com três décimos de segundo de margem sobre a Yamaha, mas caiu na Curva 7, tendo de se contentar com o segundo posto.
Os quatro primeiros ficaram separados por 0,223s, com a dupla da Repsol Honda, Pedrosa e Casey Stoner, em terceiro e quarto, respectivamente. O espanhol foi segundo em Jerez, 90º pódio na carreira. O australiano caiu na corrida do ano passado no Estoril enquanto tentava apanhar o grupo da frente e amanhã vai tentar recuperar o terreno perdido e regressar à luta pelo título depois do desaire de Jerez.
O companheiro de equipa de Lorenzo na Yamaha Factory Racing, Ben Spies, foi quinto, à frente do terceiro homem da Repsol Honda, Andrea Dovizioso. O italiano venceu no Estoril em 2006 nas 250cc e esteve no pódio aqui no ano passado.
A dupla da Monster Yamaha Tech 3, Colin Edwards e Cal Crutchlow, foi sétima e oitava, respectivamente. O americano foi sétimo no ano passado em Portugal, mas a menos de quatro segundos do pódio. Crutchlow ficou apenas um décimo do companheiro de equipa na sua estreia no Circuito do Estoril.
A melhor Ducati foi a do melhor piloto de sempre no traçado. Valentino Rossi (Ducati Team), que conta com dez pódios aqui, foi nono, mesmo à frente da Ducati de Héctor Barberá (Mapfre Aspar Team). A lista dos dez primeiros ficou separada por 1,202s. O companheiro de equipa de Rossi, Nicky Hayden (Ducati Team) foi 13º e o estreante Karel Abraham (Cardion ab Motoracing) deu continuidade à boa forma do fim-de-semana para se qualificar em 12º.
Álvaro Bautista (Rizla Suzuki) fez melhorias no regresso à acção neste fim-de-semana após a fractura do fémur. O espanhol terminou em 15º a pouco mais de dois segundos de Lorenzo.

texto e foto : motogp.com

Estoril : Capirossi surprende com o melhor tempo em FP3


O piloto da Pramac Racing Loris Capirossi, foi o mais rápido na terceira sessão de treinos livres do bwin Grande Prémio de Portugal. O italiano bateu Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) e Nicky Hayden (Ducati Team).

Capirossi foi o melhor no ultimo treino livre sobre pista húmida
O italiano conseguiu realizar o melhor tempo já quase no final da sessão, antes da qualificação desta tarde. O seu tempo de 1’44:515 foi meio Segundo mais rápido do que o actual líder do Campeonato, Jorge Lorenzo. Capirossi já conseguiu dois lugares no pódio do Estoril, nos anos de 2001 e 2003.
Depois da chuva de ontem, os pilotos do MotoGP encontraram a pista do Estoril algo húmida, pelo que, os tempos efectuados são em media seis segundos mais lentos do que, os realizados pelos melhores, nas duas sessões de sexta-feira. Foi um treino calmo em que os pilotos começaram por utilizar pneus de chuva, mas já no final, a maior parte optou pelos slick.
O actual Campeão do Mundo Jorge Lorenzo foi Segundo com mais 0.564s, ele que tinha conseguido colocar-se entre os três primeiros nas sessões anteriores. O espanhol bateu Hayden por 1.440s, que nos treinos realizados teve actuações diferentes e algo inconstantes. Recorde-se que o Americano quase perdeu no Estoril em 2006, o seu título mundial, depois de ter sido “abalroado” pelo seu companheiro de equipa Dani Pedrosa.
O segundo colocado entre as Ducati, Valentino Rossi, já possuidor de dez pódios no Estoril, ficou em quarto (+1.966s), mesmo á frente do seu principal rival Casey Stoner. O Australiano fez mais 3.161s do que Capirossi e foi o melhor da equipa Repsol Honda, garantindo o quinto posto, á frente de Andrea Dovizioso e Dani Pedrosa em sexto e sétimo respectivamente.
Depois de alguns problemas nas provas anteriores, Toni Elías (LCR Honda) conseguiu a oitava melhor marca. O Circuito Estoril é de boas memórias para o espanhol, pois foi aqui que ganhou em 2006, depois de uma grande batalha com Valentino Rossi. Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team) que tinha dominado as sessões anteriores foi nono á frente do segundo piloto da Pramac Racing, Randy de Puniet.
Álvaro Bautista (Rizla Suzuki) foi o único que não saiu para a pista para tentar um tempo, preferindo tentar recuperar-se melhor depois da queda que lhe provocou a fractura do fémur na primeira corrida do ano.
texto e fotos : motogp.com

Estoril : Pedrosa positivo, Stoner e Dovizioso insatisfeitos


Os pilotos da Repsol Honda tiveram sortes diferentes nas duas sessões de treinos livres de Sexta-Feira do bwin Grande Prémio de Portugal. Dani Pedrosa foi o terceiro mais rápido, Casey Stoner foi quinto e Andrea Dovizioso 12º.

Pedrosa positivo, Stoner e Dovizioso insatisfeitos
Depois da longa paragem depois de Jerez, o MotoGp regressou ao Estoril e foi a Honda que liderou as duas sessões de treinos, mas acabou por ser o piloto do Gressini Team, Marco Simoncelli que detém até esta altura a melhor volta nesta categoria. Stoner conseguiu o segundo tempo absoluto, mas andou pouco em pista, devido a pequenos problemas que o colocaram como o quinto mais rápido do pelotão.
Pedrosa estava com sentimentos no final da sessão da tarde, principalmente porque se dava conta de que estava praticamente recuperado da cirurgia a que foi submetido ao ombro, o que se reflectia no terceiro tempo absoluto conquistado. Dovizioso não estava agradado com o que conseguira; foi sexto no treino da manhã, mas baixou para 12º durante a tarde, queixando-se instabilidade no trem da frente da sua máquina.
Casey Stoner, Repsol Honda

"Para ser honesto não estou muito contente com o que consegui neste primeiro dia. Tivemos uma série de pequenos problemas na moto e acho que poderíamos ter sido mais produtivos. Temos muito trabalho pela frente, principalmente no que respeita á travagem no meio da curva, onde ainda “lutamos” demasiado contra a moto. Se estiver melhor tempo amanhã, acho que conseguimos melhorar a situação, mas para já estamos numa situação algo embaraçosa. ".
Dani Pedrosa, Repsol Honda

"Acho que este primeiro dia foi bastante positive. É a minha primeira corrida após a operação a que fui sujeito e apesar de estar tudo a correr pelo melhor, acho que ainda consigo melhorar. Para já não tenho dores. Apenas uma pequena impressão, que vai melhorando a pouco e pouco. Andei muitas voltas seguidas no final da segunda sessão para tentar avaliar se consigo ou não ter resistência para suportar toda a corrida. Ainda não posso avaliar correctamente a situação pelo que não decidi se participo ou não na corrida. Veremos amanhã na qualificação. ".
Andrea Dovizioso, Repsol Honda

“Hoje tive duas sessões de treinos complicada e por isso não posso estar satisfeito. Tive muitos problemas com o trem da frente da moto e fizemos muitas modificações para tentar acertar a afinação da moto e melhorar para a tarde… Tentei tudo para melhorar os meus tempos, mas não foi possível. Hoje esteve seco e só espero que assim continue para melhorarmos a moto com as mesmas condições. Só que de acordo com as previsões, ao que parece vai chover e isso complica tudo.”
texto e foto : motogp.com

Lorenzo e Spies querem melhorias nas Yamahas


Os pilotos de das Yamaha de fábrica Jorge Lorenzo e Ben Spies tiveram sortes diferentes depois do primeiro dia de treinos para o bwin Grande Prémio de Portugal, com o Estpanhol a terminar em segundo e o americano a alcançar a oitava melhor marca.


Lorenzo e Spies querem melhorias nas Yamahas
Lorenzo looking for braking improvement
O actual líder do campeonato, Jorge Lorenzo, foi o quarto mais rápido nos treinos da manhã e progrediu para Segundo na sessão da tarde, apenas a 0.061s da melhor marca de Marco Simoncelli. O piloto de Maiorca, foi capaz de seguir de perto as Honda de Simoncelli e Dani Pedrosa, garantindo um conjunto de voltas rápidas, durante as duas sessões deste primeiro dia. Depois da sua vitória em Jerez, o piloto espanhol de 23 anos, ambicionava por treinos livres sobre piso seco, para tentar melhorar a capacidade de travagem da sua Yamaha, antes da qualificação de amanhã.
Já Spies garantiu o oitavo lugar nas duas sessões. O piloto de 28 anos, acredita que um bom resultado é possível com esta moto, mas também está seguro de que será ainda necessário para garantir a melhor afinação para ter a moto preparada para seco e pista molhada..
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing

”Acho que vamos conseguir andar bem, pois andei sempre nas melhores posições. Fui quarto esta manhã e segundo esta tarde, sempre muito perto dos pilotos da frente… Temos ainda que trabalhar um pouco na nossa moto, especialmente no que respeita á eficácia de travagem e também principalmente no primeiro sector da pista. Se conseguirmos, vamos certamente andar na frente. Espero que a pista se mantenha seca, amas estamos preparados para tudo. Obviamente que preferimos pisa seca a molhada. Para ser honesto, a pole position não faz parte dos meus objectives para esta corrida. Simplesmente quero terminar a prova. O importante é não caír e recolher alguns pontos.”

Ben Spies, Yamaha Factory Racing

”Não foi um dia perfeito, pois lutámos um pouco contra as adversidades. Esta tarde tive uma saída de pista, por causa de utilizarmos pneus mais rijos. Nunca tivémos depois a oportunidade de mudar para os mais moles, pois estávamos a testar “settings” diferentes. Estou muito confiante de que conseguirei junto com a equipa, melhorar a nossa prestação durante as qualificações de amanhã. Vai ser igual para toda a gente se chover e não penso ficar atrás dos mais rápidos quer na chuva quer em seco. Não estou preocupado com isso, mas preferia seco pois é mais seguro. Quero estar nas duas primeiras linhas á partida, pelo que vamos trabalhar para conseguir ter a moto em condições para amanhã tentarmos fazer o nosso melhor.”
Texto e fotos : motogp.com