domingo, 8 de maio de 2011

SBK Monza: tudo azul!


Image 

A quarta jornada do Campeonato Mundial de Superbike e Supersport, no histórico circuito italiano de Monza, “só deu Yamaha”. E, se em Supersport o domínio das R6 ainda não foi posto em causa este ano, desta feira com mais uma “dobradinha” e Chaz Davies na frente, nas SBK a surpresa foi o duplo triunfo de Eugene Laverty, que se estreia a vencer em Superbike, embora a 2ª manga tenha sido polémica após uma penalização a Max Biaggi.

Na primeira manga Laverty esteve verdadeiramente imperial, e arrancou uma grande vitória, num traçado onde a a velocidade de ponta marca pontos, e por isso se pensava que seria feudo das Aprilia e BMW. Mas Laverty bateu Biaggi sem apelo, que terminou em segundo a 1,5 segundos do irlandês, com a BMW de Leon Haslam no lugar mais baixo do pódio. Seguiram-se Melandri e Fabrizio, enquanto o líder do campeonato, Carlos Checa, que havia chegado a Monza com 43 pontos de vantagem sobre o segundo, Biaggi, depois de ter ganho 4 das 6 mangas disputadas, ficava aqui distante dos primeiros lugares. Como o próprio previa, devido a défice de velocidade máxima da Ducati face às suas rivais, Checa não foi além de um 9º posto na primeira corrida, sendo 10º na segunda.
Na segunda manga, um incidente logo no início deixou de fora Rea e Haslam, depois do primeiro ter sido embatido por Checa e, por sua vez, ter atirado Haslam ao chão, numa queda que se saldou por uma fractura num dedo do pé para o piloto da BMW.
Na frente, Max Biaggi desta feita estava decidido a repetir o domínio exercido em Monza no ano passado, e instalou-se confortável na liderança. Até que, a 6 voltas do fim, surgiu o golpe de teatro: o romano seguiu em frente numa chicane, pisou uma linha de segurança, desenhada para delimitar a zona onde se pode regressar à pista em segurança, e foi penalizado com um “ride through” (entrar e sair da linha de boxes em andamento reduzido), descendo para o 11º lugar (haveria de recuperar até o oitavo).

Na frente ficavam assim as duas Yamaha, com Melandri à frente de Laverty, que nas quatro voltas que restavam tudo fez para passar o seu companheiro de equipa. Conseguiu na derradeira curva, à entrada da parabólica quando Melandri saiu largo, Laverty passou por dentro e o italiano bem se esforçou mas teve de se resumir ao segundo lugar. Mais atrás, outra grande luta entre a Suzuki de Fabrizio e a Aprilia-Pata de Haga, com vantagem para Fabrizio, enquanto Troy Corser era quinto e salvava o dia para a BMW.

Carlos Checa manteve o comando do campeonato, mas agora com 27 pontos de vantagem, no lugar dos 43 que detinha, e o segundo colocado já não é Biaggi mas sim Melandri, que tem o Campeão em título apenas um ponto atrás de si.
A próxima ronda do Mundial de SBK disputa-se nos Estados Unidos a 30 de Maio (uma segunda-feira).
Supersport 
Na corrida de Supersport, novo show das duas Yamaha R6 da ParkinGO, com Chaz Davies e colocar-se na frente desde o primeiro momento, e Luca Scassa um pouco mais atrás. Nova dobradinha para a Yamaha, e duas vitórias para cada um dos pilotos da equipa, que estão neste momento empatados no comando do Mundial de Supersport com 70 pontos. Broc Parkes (Kawasaki) é terceiro com 60 pontos.

Mas se no que respeita à luta pela vitória a corrida de Monza não teve história, o mesmo não se passou mais atrás. Foret instalou-se no terceiro lugar, enquanto Broc Parkes, Sam Lowes, Florian Marino e Roberto Tamburini se entretinham numa contenda que terminou com Parkes no 4º posto, seguido pelo jovem piloto da Parkalgar, Sam Lowes.

Outra corrida animada vinha a fazer um grupo endiabrado que lutava pelo 8º ao 12º postoa, e Miguel Praia vinha à cabeça desse grupo, a fazer uma grande corrida. Mas, exactamente a meio da corrida, uma queda deixou o piloto português de fora da corrida, quando estava em condições de conseguir um grande resultado, a coroar a boa corrida que vinha fazendo. Uma queda que trouxe consequências gravosas para Praia, como o próprio explica: “Estava tudo a correr bem. Uma corrida com muitas lutas mas a chegar ao meu objectivo. Infelizmente a queda acabou com o meu sonho. Como se não bastasse fracturei o omoplata e vou ter de estar nas próximas três semanas de repouso”, concluiu o piloto algarvio.

As melhoras para o Miguel, que deverá estar recuperado para a prova de Miller, onde vai procurar vingar-se do azar que o tem perseguido.
texto e foto : motociclismo.pt

Supersort Monza : Chaz Davies vence

1. Chaz Davies (Yamaha ParkinGO Team) Yamaha YZF R6 29′05.363
2. Luca Scassa (Yamaha ParkinGO Team) Yamaha YZF R6 29′10.097
3. Fabien Foret (Hannspree Ten Kate Honda) Honda CBR600RR 29′13.340
4. Broc Parkes (Kawasaki Motocard.com) Kawasaki ZX-6R 29′24.609
5. Sam Lowes (Parkalgar Honda) Honda CBR600RR 29′25.245
6. Roberto Tamburini (Bike Service R.T.) Yamaha YZF R6 29′25.511
7. Florian Marino (Hannspree Ten Kate Honda) Honda CBR600RR 29′26.453
8. David Salom (Kawasaki Motocard.com) Kawasaki ZX-6R 29′36.958
9. Massimo Roccoli (Lorenzini by Leoni) Kawasaki ZX-6R 29′36.962
10. Ondrej Jezek (SMS Racing) Honda CBR600RR 29′40.578
11. Robbin Harms (Harms Benjan Racing Team) Honda CBR600RR 29′40.769
12. Danilo Dell’Omo (Suriano Racing Team) Triumph Daytona 675 29′40.927
13. Mirko Giansanti (Puccetti R. Kawasaki Italia) Kawasaki ZX-6R 29′41.309
14. Marko Jerman (MD Team Jerman) Triumph Daytona 675 30′05.608
15. Balazs Nemeth (Team Hungary Toth) Honda CBR600RR 30′05.619
16. Luca Marconi (Bike Service R.T.) Yamaha YZF R6 30′05.891
17. James Ellison (Bogdanka PTR Honda) Honda CBR600RR 30′08.758
18. Ronan Quarmby (Suriano Racing Team) Triumph Daytona 675 30′17.384
19. Mitchell Pirotta (KUJA Racing) Honda CBR600RR 30′22.378
20. Alexander Lundh (Cresto Guide Racing Team) Honda CBR600RR 30′42.864
21. Yves Polzer (Team MRC Austria) Yamaha YZF R6 30′50.466
22. Eduard Blokhin (RivaMoto) Yamaha YZF R6 29′05.982
23. Valery Yurchenko (RivaMoto) Yamaha YZF R6 29′19.487
24. Giovanni Altomonte (KUJA Racing) Honda CBR600RR 29′25.860
RT. Vladimir Ivanov (Step Racing Team) Honda CBR600RR 27′46.522
RT. Vittorio Iannuzzo (Lorenzini by Leoni) Kawasaki ZX-6R 27′46.926
RT. Robert Andrei Muresan (PTR Romania Honda) Honda CBR600RR 27′00.292
RT. Gino Rea (Step Racing Team) Honda CBR600RR 19′13.252
RT. Miguel Praia (Parkalgar Honda) Honda CBR600RR 14′50.866
RT. Oleg Pozdneev (RivaMoto) Yamaha YZF R6 16′23.803
RT. Pawel Szkopek (Bogdanka PTR Honda) Honda CBR600RR 14′09.377
RT. Imre Toth (Team Hungary Toth) Honda CBR600RR 7′58.971

Superbikes Monza Prova 2 : Laverty vence outra vez

1. Eugene Laverty (Yamaha World Superbike Team) Yamaha YZF R1 31′19.948
2. Marco Melandri (Yamaha World Superbike Team) Yamaha YZF R1 31′20.275
3. Michel Fabrizio (Team Suzuki Alstare) Suzuki GSX-R1000 31′22.414
4. Noriyuki Haga (PATA Racing Team Aprilia) Aprilia RSV4 Factory 31′22.531
5. Troy Corser (BMW Motorrad Motorsport) BMW S1000 RR 31′24.450
6. Ayrton Badovini (BMW Motorrad Italia SBK Team) BMW S1000 RR 31′30.813
7. Sylvain Guintoli (Team Effenbert-Liberty Racing) Ducati 1098R 31′30.986
8. Max Biaggi (Aprilia Alitalia Racing Team) Aprilia RSV4 Factory 31′38.672
9. Joan Lascorz (Kawasaki Racing Team) Kawasaki ZX-10R 31′40.041
10. Carlos Checa (Althea Racing) Ducati 1098R 31′40.324
11. Tom Sykes (Kawasaki Racing Team Superbike) Kawasaki ZX-10R 31′41.059
12. Ruben Xaus (Castrol Honda) Honda CBR1000RR 31′48.556
13. Roberto Rolfo (Team Pedercini) Kawasaki ZX-10R 31′53.407
14. Mark Aitchison (Team Pedercini) Kawasaki ZX-10R 32′02.758
15. Fabrizio Lai (Echo Sport Racing Company) Honda CBR1000RR 32′15.707
RT. Maxime Berger (Supersonic Racing Team) Ducati 1098R 23′46.643
RT. Leon Camier (Aprilia Alitalia Racing Team) Aprilia RSV4 Factory 12′09.427
RT. Jakub Smrz (Team Effenbert-Liberty Racing) Ducati 1098R 1′43.023
RT. Leon Haslam (BMW Motorrad Motorsport) BMW S1000 RR 
RT. Jonathan Rea (Castrol Honda) Honda CBR1000RR

Superbikes Monza Prova 1 : Laverty vence pela primeira vez


1. Eugene Laverty (Yamaha World Superbike Team) Yamaha YZF R1 31′09.584
2. Max Biaggi (Aprilia Alitalia Racing Team) Aprilia RSV4 Factory 31′11.159
3. Leon Haslam (BMW Motorrad Motorsport) BMW S1000 RR 31′12.662
4. Marco Melandri (Yamaha World Superbike Team) Yamaha YZF R1 31′12.839
5. Michel Fabrizio (Team Suzuki Alstare) Suzuki GSX-R1000 31′21.396
6. Jonathan Rea (Castrol Honda) Honda CBR1000RR 31′21.955
7. Troy Corser (BMW Motorrad Motorsport) BMW S1000 RR 31′22.864
8. Leon Camier (Aprilia Alitalia Racing Team) Aprilia RSV4 Factory 31′27.003
9. Carlos Checa (Althea Racing) Ducati 1098R 31′27.153
10. Jakub Smrz (Team Effenbert-Liberty Racing) Ducati 1098R 31′28.004
11. Ayrton Badovini (BMW Motorrad Italia SBK Team) BMW S1000 RR 31′29.615
12. Sylvain Guintoli (Team Effenbert-Liberty Racing) Ducati 1098R 31′29.989
13. Tom Sykes (Kawasaki Racing Team Superbike) Kawasaki ZX-10R 31′36.277
14. Maxime Berger (Supersonic Racing Team) Ducati 1098R 31′48.013
15. Ruben Xaus (Castrol Honda) Honda CBR1000RR 31′49.748
16. Noriyuki Haga (PATA Racing Team Aprilia) Aprilia RSV4 Factory 31′58.665
17. Mark Aitchison (Team Pedercini) Kawasaki ZX-10R 32′07.514
18. Fabrizio Lai (Echo Sport Racing Company) Honda CBR1000RR 32′12.623
RT. Joan Lascorz (Kawasaki Racing Team) Kawasaki ZX-10R 15′45.819
RT. Roberto Rolfo (Team Pedercini) Kawasaki ZX-10R 10′46.955