domingo, 5 de junho de 2011

MotoGP : Stoner domina no GP da Catalunha

Casey Stoner (Repsol Honda) somou a 26ª vitória na categoria rainha no Gran Premi Aperol de Catalunya, enquanto o vencedor do ano passado Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) terminou em segundo, à frente do companheiro de equipa Ben Spies.

Catalunya 2011 - MotoGP - Race - Full session
Apesar de ter falhado a pole, Casey Stoner, da Repsol Honda, assumiu a liderança na segunda curva e não teve mais oposição por parte de todo o pelotão da categoria rainha. O Campeão do Mundo de MotoGP Jorge Lorenzo terminou a pouco menos de 2,5s de distância, o que deixa o maiorquino com apenas sete pontos de margem sobre o australiano.
Lorenzo fez uma boa partida e assumiu a liderança na Curva 1, mas não teve como manter a Repsol Honda de Stoner atrás de si, sendo relegado para segunda na Curva 2. Ben Spies partiu de quarto e não tardou a escalar a terceiro, posição em que rodou durante toda a corrida até ver a bandeira de xadrez e assinar o seu primeiro pódio com a Yamaha Factory Racing.
A 12 voltas do final começaram a sentir-se algumas gotas de chuva, o que levou à apresentação da bandeira branca, o que permite aos pilotos trocarem de moto. Contudo, o chuvisco foi muito curto e nenhum dos pilotos foi às boxes.
O companheiro de equipa de Stoner, Adnrea Dovizioso, passou Valentino Rossi (Ducati Team) nos momentos iniciais da corrida e foi atrás do texano Ben Spies, mas não encontrou os argumentos para escalar na classificação e terminou em quarto, a menos de um segundo do americano. Rossi cruzou a meta em quinto. A última vez que o sete vezes Campeão do Mundo da categoria rainha venceu na Catalunha foi em 2009, ano em que levou a cabo fabulosa luta com Jorge Lorenzo até à última curva.
Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team) estreou-se a partir da pole na classe de MotoGP, mas não conseguiu tirar partido da vantagem e manter o ritmo do dia anterior, terminando em sexto.
Cal Crutchlow, da Monster Yamaha Tech 3, fez boa corrida, passando Nicky Hayden (Ducati Team) na travagem para a Curva 1, na 10ª volta, para terminar depois em sétimo, à frente do ‘Kentucky Kid’. O veterano Loris Capirossi (Pramac Racing) foi sexto, com Karel Abraham (Cardion AB Motoracing) a fechar a lista dos dez primeiros.
Hiroshi Aoyama, da San Carlo Honda Gresini Team, e o gaulês Randy de Puniet, da Pramac Racing, tocaram-se e acabaram os dois fora da corrida ainda nos momentos iniciais. Ambos saíram ilesos do contratempo.
Dani Pedrosa (Repsol Honda) e Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) estiveram ausentes da corrida devido a lesões. Edwards queria alinhar para não colocar ponto final na sequência de 141 partidas, mas tal possibilidade foi-lhe negada após exame médico à lesão.

texto e foto : motogp.com

MotoGP : Operação de Edwards foi um sucesso

O popular piloto da Monster Yamaha Tech 3, Colin Edwards, foi submetido a bem sucedida operação à fractura na clavícula esta manhã em Barcelona.

Colin Edwards já iniciou a recuperação da fractura na clavícula, lesão contraída numa queda durante a segunda sessão de livres na tarde de ontem. A operação foi levada a cabo no USP Institut Unicersitari Deseus de Barcelona esta manhã pelos especialistas Dr. Xavier Mir, Director da Unidade de Cirurgia à Mão do Departamento de Ortopedia da unidade hospitalar, e pelo Dr. Victor Marlet. O americano tem agora uma placa e sete parafusos para estabilizar a lesão.
Edwards vai continuar no hospital sob observação durante as próximas 24 a 48 horas, mas o piloto de 37 anos já está bem disposto e a planear o regresso à Monster Yamaha Tech 3 o mais depressa possível. A lesão na clavícula coloca ponto final numa sequência de 141 GPs consecutivos por parte do americano desde que entrou para o MotoGP em 2003.
Herve Poncharal – Director Desportivo: :
“O Colin foi operado esta manhã em Barcelona e é com prazer que informo que se tratou de um procedimento de rotina e que tudo correu muito bem. Apesar dele ter estado com muitas dores ontem, o único aspecto positivo é o facto da fractura ter sido limpa e sem complicações, pelo que acreditamos que a recuperação será um processo rápido e que veremos o Colin de novo em pista brevemente. É claro que temos muita pena pelo que aconteceu ao Colin, mas ele já está a voltar a ser o Colin que conhecemos e amamos, a rir-se e a dizer piadas ao pessoal do hospital. Por isso, esperamos voltar a tê-lo junto da família da Monster Yamaha Tech 3 muito em breve.”

texto e foto : motogp.com

MotoGP : Stoner vence em Catalunha



Casey Stoner (Repsol Honda) somou a 26ª vitória na categoria rainha no Gran Premi Aperol de Catalunya, enquanto o vencedor do ano passado Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) terminou em segundo, à frente do companheiro de equipa Ben Spies.

125 cc Catalunha : Terol vence na secretaria

Johann Zarco (Ajo Motorsport) lutou com bravura com Nicolas Terol (Baknia Aspar) pela vitória na emocionante corrida de 125cc do Gran Premio Aperol de Catalunya, mas a vitória foi-lhe retirada ao ser penalizado por ultrapassagem ilegal na última curva. Terol somou, assim, a quarta vitória com Maverick Viñales (Blusen by Paris Hilton Racing Team) em segundo e Jonas Folger (Red Bull Ajjo Motorsport) em terceiro. Miguel Oliveira (Andalucía Banca Cívica) sofreu queda e desistiu logo nos momentos iniciais da corrida.

Catalunya 2011 - 125cc - Race - Full session
A corrida começou desde logo com uma luta táctica entre Nicolas Terol (Bankia Aspar), Johann Zarco (Avant-AirAsia-Ajo) e Maverick Viñales (Blusens by Paris Hilton Racing Team). O muito experiente Terol conseguiu uma margem de seis segundos com Zarco na cola e lutando com ele pela vitória, chegando mesmo a ser passado pelo gaulês nas últimas voltas.
Terol, que na corrida de Le Mans atingiu os 100 GPs, revelou-se um rival duro e recuperou a liderança na última volta. Mas Zarco estava determinado a vencer e na última curva voltou a passar para a frente, mas depois de empurrar Terol para fora da pista e para a relva. Zarco foi depois penalizado em 20 segundos, o que deu o triunfo consecutivo a Terol e fez com que se visse despromovido para sexto. Viñales reclamou o segundo pódio da época com o segundo lugar, à frente de Jonas Folger.
Héctor Faubel (Bankia Aspar) alargou a trajectória a sete voltas do final, altura em que quase tocou em Jonas Folger (Red Bull Ajo Motorsport). Um contratempo que atirou Faubel para fora dos cinco primeiros.
Após um warm up molhado, a corrida de 125cc começou com a pista a secar, fazendo com que a maior parte do pelotão tenha optado por pneus slicks, isto apesar de alguns terem escolhido borrachas de chuva, incluindo Taylor Mackenzie (Phonica Racing) que não tinha nada a perder depois de ter falhado FP3 e maior parte da qualificação. Contudo, com o desenrolar da corrida o sol apresentou-se em pista e começou progressivamente a secar o piso, obrigando todos os que estavam com pneus de chuva a irem às boxes para procederem à troca para slicks.
O quarto lugar ficou a cargo de Sandro Cortese (Intact-Racing Team Germany), seguido de Efrén Vázquez (Avant-AirAsia-Ajo) e do penalizado Zarco, com Hector Faubel em sétimo. A oitava posição foi de Sergio Gadea (Blusens by Paris Hilton Racing Team), com Adrián Martín (Bankia Aspar) e Jakub Kornfeil (Ongetta-Centro Seta) a fecharem a lista dos dez primeiros.
As condições traiçoeiras no início da corrida fizeram várias vítimas: Danny Webb (Mahindra Racing) e Harry Stafford (Ongetta-Centro Seta) na Curva 1, ainda na primeira volta, e Miguel Oliveira (Team Andalucía Banca Cívica), que foi ao chão após partida canhão e acabou por fracturar o pulso.
Zulfahmi Khairuddin (AirAsia-SIC-Ajo) caiu na Curva 6 depois de incrível partida que o fez rodar em quinto no início na corrida.

texto e foto : motogp.com

Moto 2 Catalunha : Bradl soma terceira vitória da época

Stefan Bradl (Viessmann Kiefer Racing) somou mais 25 pontos ao vencer a corrida de Moto2 do Gran Premi Aperol de Catalunya, com os heróis locais Marc Márquez (Team CatalunyaCaixa Repsol) e Aleix Espargaró (Pons HP 40) a completarem o pódio.

Stefan Bradl conquistou a vitória na corrida de Moto2 deste domingo, no circuito de Montmeló. O germânico partiu da pole pela quinta vez consecutiva e liderou a prova desde os momentos iniciais.
Com o suíço Thomas Lüthi (Interwetten Paddock Moto2) e o nipónico Yuki Takahashi (Gresini Racing) a ficarem fora de prova à quinta volta devido a queda, dois dos aspirantes ao triunfo, Julián Simón (Mapfre Aspar) converteu-se no principal rival do alemão com o passar das voltas. contudo, a oito voltas do fim, o espanhol foi tocado pelo turco Kenan Sofuoglu (Technomag-CIP) e ambos sofreram aparatosa queda. O espanhol foi o que ficou pior, sendo mesmo transportado para a Clínica Móvel onde lhe foram diagnosticadas fracturas da tíbia e perónio da perna direita. Pouco antes tinha sido Dominique Aegerter a ir ao chão, tal como Axel Pons (Pons HP 40), este último a cinco voltas do final e quando rodava em sétimo.
Confortável na frente da corrida, Bradl cruzou a linha de meta com mais de quatro segundos de margem sobre Marc Márquez (CatalunyaCaixa Repsol), que juntou o segundo posto ao triunfo de há três semanas em Le Mans. Aleix Espargaró (Pons HP 40) assinou a terceira posição, o primeiro pódio da carreira no Campeonato do Mundo, um êxito celebrado com entusiasmo pelos seus fãs.
Simone Corsi (Ioda Racing Project) e Randy Krummenacher (GP Team Switzerland Kiefer Racing) terminaram em quarto e quinto, respectivamente, enquanto Alex De Angelis (JiR Moto2), Esteve Rabat (Blusens-STX), Mika Kallio (Marc VDS Racing), Yonny Hernández (Blusens-STX) e Max Neukirchner (MZ Racing) completaram o Top 10.
Bradl conta agora com 43 pontos de vantagem sobre Iannone na frente da classificação depois do italiano ter cruzado a meta em 15º.

Texto e foto : motogp.com

Simocelli dispara para primeira pole na Caralunha

Marco Simocelli disparou com a sua San Carlo Honda Gresini para a primeira pole de MotoGP no Gran Premi Aperol de Catalunya, à frente de Casey Stoner (Repsol Honda) e Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing).

Catalunya 2011 - MotoGP - QP - Full session
Marco Simoncelli vai partir da pole position pela primeira vez na sua carreira de piloto na categoria rainha. Apresentando uma pilotagem espectacular, o italiano levou a melhor sobre Casey Stoner nos últimos instantes da qualificação ao registar um tempo de 1m42,413s.
O piloto da San Carlo Honda Gresini deu mostras de ter ultrapassado o polémico incidente com Pedrosa, em Le Mans, centrando-se em pilotar a sua RC212V ao mais elevado nível. O ataque final de Simoncelli deixou Stoner sem reacção; o australiano liderou todas as sessões de livres e também a qualificação desde os momentos iniciais. A volta do italiano deixou o segundo qualificado a 16 milésimas de distância.
Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) confirmou, ao longo deste sábado, a aproximação aos homens da Honda. Depois de ter reduzido a margem na última sessão de livres durante a manhã, o maiorquino assinou o terceiro tempo com uma marca de 1m42,429s (+0,315s) e garantiu a quarta presença da época na primeira fila da grelha de partida.
O seu companheiro de equipa Ben Spies (Yamaha Factory Racing) ficou logo atrás, encabeçando a segunda linha da grelha, onde também se encontra o italiano Andrea Dovizioso (Repsol Honda) e o britânico Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3), que mostrou novamente grande capacidade de adaptação a novos circuitos.
Valentino Rossi (Ducati Team), que sofreu queda esta manhã, assinou a sétima marca da tarde, batendo pela primeira vez no fim-de-semana o companheiro de equipa na Ducati Team, Nicky Hayden, que sairá de oitavo, enquanto Álvaro Bautista (Rizla Suzuki) se mostra cada vez mais em forma ao garantir o nono posto da grelha.
Nos primeiros momentos da qualificação Karel Abraham (Cardion ab Motoracing) sofreu queda da qual resultou uma contusão na mão esquerda.