segunda-feira, 11 de julho de 2011

O acidente de Connor Cummins

SSP Race - Brno 2011

SBK Race 2 - Brno 2011

SBK Race 1 - Brno 2011

SSP Rep. Checa: A estreia de Gino Rea

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Sendo o programa do Mundial de Supersport composto por apenas uma corrida por cada fim-de-semana, todos os pontos contam para a luta pelo título. Chaz Davies saiu de Brno com a sua liderança reforçada apesar das dificuldades sentidas, mas as atenções foram todas para a estreia a vencer de Gino Rea.

De facto, a corrida de SSP teve um pouco de tudo: muitas ultrapassagens, quedas e um final impróprio tendo em conta o esforço que os pilotos estavam a ter sob temperaturas verdadeiramente escaldantes.

Após o arranque, Fabien Foret e Gino Rea assumiram as duas primeiras posições, levando atrás de si um conjunto variado de pilotos que incluia Broc Parkes, Sam Lowes da Parklagar, Chaz Davies e David Salom. Os dois da frente foram trocando de posição entre si, e mesmo quando a pressão aumentou devido à aproximação dos perseguidores nunca ficaram dúvidas de que um deles é que seria o vencedor.

Aproveitando o fim dos muitos azares que o têm perseguido esta temporada, Gino Rea finalmente celebrou uma vitória. E a sua tarefa até ficou um pouco facilitada, pois a três voltas do final, as bandeiras vermelhas foram mostradas ao longo da pista dando por finalizada a acção - devido a queda de RObin Harms e óleo em pista, isto numa altura em que Foret já estaria a pensar na sua estratégia para atacar a vitória na última volta.

Atrás dos dois pilotos da Honda ficou Chaz Davies que, após sentir muitas dificuldades ao longo dos três dias de competição em Brno, conseguiu sair daqui com menos pontos de vantagem para Foret, que é agora segundo no campeonato em igualdade de pontos com Parkes que sofreu uma aparatosa queda e não somou qualquer ponto.

David Salom passou a linha de meta em quarto após uma corrida muito regular, onde se superiorizou a Roberto Tamburini que, por sua vez, levou a melhor sobre Sam Lowes na melhor das motos da Parkalgar.

Lowes passou por bastantes dificuldades e o sexto lugar final foi o melhor que conseguiu. Ainda assim, o seu companheiro de equipa sai de Brno com menos razões para festejar...

O nosso português Miguel Praia partia com legítimas aspirações para conseguir um resultado dentro dos cinco primeiros mas, essa ideia não passou das intenções, pois logo ao final da primeira volta, e após um mau arranque, Praia estava em 17º.

Ainda assim o piloto de Albufeira recuperou o seu melhor ritmo e começou a rodar volta após volta nos tempos dos mais rápidos. Foi subindo lugares e rapidamente chegou a 10º, tendo ainda rodado em 9º após a queda de Broc Parkes. Praia foi mantendo o lugar e estava a ganhar terreno para os pilotos que seguiam à sua frente, Robin Harms e Luca Scassa, mas infelizmente, uma queda nos momentos finais significou que Miguel Praia teve de abandonar e sair de Brno sem qualquer ponto.

Apesar da queda, Praia e a equipa Honda Parkalgar ainda devem ter alguns motivos para ficarem contentes. É que o piloto português conseguiu durante um largo período de tempo rodar junto a pilotos que normalmente estão a lutar pelas melhores posições em cada corrida, especialmente no caso de Scassa, o que pode significar que Praia estará em boas condições para atingir o seu melhor resultado de sempre nas próximas rondas do Mundial de Supersport.

Texto e foto : motociclismo.pt

Superbikes em Brno : Melandri e Biaggi nas vitórias


No circuito de Brno, o Mundial de Superbikes voltou a proporcionar aos espectadores - tanto aos muitos que estiveram presentes no circuito checo, como aqueles que viram as corridas pela televisão -, muita acção e emoção até final. Marco Melandri foi o primeiro a festejar, enquanto Max Biaggi aprendeu a lição e venceu a segunda manga.


As duas mangas de hoje de SBK foram bastante parecidas entre si, tendo apenas mudado os pilotos que as venceram.


Na primeira manga Biaggi, Melandri e Checa instalaram-se confortavelmente na liderança da corrida, mas eram os dois italianos que pareciam estar mais confiantes e capazes de discutir a vitória. E assim foi. Biaggi aproveitava toda a vantagem de velocidade máxima da sua Aprilia para ganhar alguma distância mas, Melandri tinha a Yamaha R1 extremamente bem afinada para a secção final de Brno e, a quatro voltas do final, Melandri atacou a vitória definitivamente e deixou para trás Biaggi em segundo, com Checa a não conseguir passar de mero espectador desta luta entre os principais candidatos ao título.


De uma manga para a outra a história da corrida pouco se modificou. Biaggi voltou a arrancar decidido e continuou sem cometer erros de pilotagem, enquanto atrás de si Melandri ia seguindo bem de perto com Carlos Checa a voltar a ver a acção decorrer à sua frente. O piloto espanhol ainda deu alguma luta, mas definitivamente o circuito de Brno não favorece as caracteristicas da Ducati 1198R e Checa, com dois terceiros lugares, viu a sua vantagem no mundial ser reduzida para apenas 30 pontos.

Lá na frente, Biaggi aprendeu a lição da primeira manga, e apesar de Melandri voltar a tentar passar pelo campeão nos momentos finais, o piloto da Aprilia aguentou bem a pressão e registou nova vitória na actual temporada estando de regresso aos seus melhores dias.

Com estes resultados, os dois italianos conseguem reduzir drasticamente a distância que os separa da liderança do campeonato para apenas 30 e 53 pontos respectivamente. Definitivamente parece que SBK está a ser um excelente refúgio para os "exilados" do Mundial de Velocidade...

Um pouco mais atrás do trio que discutiu a vitória ficaram nas duas mangas Michel Fabrizio e Eugene Laverty. Os dois pilotos pareciam ter andamento para aguentar a luta pela vitória, mas com o passar das voltas foram perdendo terreno. Ficaram respectivamente em quarto e quinto nas duas mangas, o que faz com que Fabrizio obtenha um dos melhores resultados para a Suzuki este ano, enquanto dois resultados no Top5 fazem com que Laverty consolide a sua posição de quarto na classificação de pilotos.


Nota muito negativa para as prestações da Castrol Honda Ten Kate. Esta temporada marca, ao que tudo indica, o final de vida da actual geração da CBR1000RR Fireblade e a equipa holandesa que representa de forma oficial a marca japonesa nesta categoria, já deverá estar a pensar no que irá fazer no próximo ano. Na primeira manga Xaus desistiu devido a queda e Alex Lowes, que substituiu Jonathan Rea em Brno, conseguiu um ponto referente ao 15º lugar. Pior ainda para a Ten Kate na segunda manga, com Xaus a nem alinhar para a segunda partida e Alex Lowes a desistir devido a queda.

texto : Motociclismo.pt