terça-feira, 30 de agosto de 2011

Match of The WeeK


Casey Stoner e o "Intruso"

Red Bull Indianapolis : Stoner vence pela terceira vez consecutiva

Image 
Dominador nos treinos… dominador na corrida! Esta foi a nota pela qual o piloto australiano Casey Stoner se pautou ao longo do fim-de-semana, durante o GP de Indianapolis. Stoner venceu o sétimo GP da temporada (terceiro consecutivo) e já detém uma vantagem de 44 pontos para Jorge Lorenzo.

Apesar de ter partido da pole position, Stoner teve de se desenvencilhar de Jorge Lorenzo e do seu companheiro de equipa, Dani Pedrosa. Os dois conseguiram surpreender o australiano logo no arranque, com Pedrosa a voltar a mostrar que é um “mestre” neste particular. Stoner demorou pouco tempo até se recompor e primeiro passou Lorenzo, partindo de seguida em perseguição de Pedrosa.

A “caça” terminou à sétima volta, com Stoner a passar Pedrosa no final da recta e a partir daí teve caminho livre à sua frente para voltar a subir ao lugar mais alto do pódio. Stoner conseguiu assim a sua primeira vitória neste circuito, terminando com quase cinco segundos de vantagem para Pedrosa que confirmou mais um segundo lugar.

Quanto ao terceiro lugar final, Lorenzo não conseguiu resistir aos ataques do seu companheiro de equipa Ben Spies. O americano parecia ser o único piloto capaz de oferecer alguma resistência a Stoner mas, um mau arranque e após ser obrigado a seguir uma trajectória mais larga devido ao “forcing” de Andrea Dovizioso fizeram descer algumas posições.

Descendo para nono, o piloto texano da Yamaha primeiro passou Colin Edwards, Alvaro Bautista e Nicky Hayden, este último a sofrer as consequências de uma escolha errada de composto para o seu pneu da frente.

Depois disso, Spies colocou a sua mira em Andrea Dovizioso e Marco Simoncelli, passou-os e entrou na luta pelo pódio à passagem da 17ª volta, altura em que, beneficiando do facto da Yamaha não dar ordens de equipa para proteger Lorenzo, o americano garantiu mesmo o terceiro e último lugar do pódio em Indianapolis.

Lorenzo foi quarto, num fim-de-semana complicado para o campeão mundial em que acabou por sofrer muitos problemas com a roda da frente da sua Yamaha M1. Dovizioso foi quinto, à frente de um impressionante Alvaro Bautista em Suzuki. O piloto espanhol parece estar cada vez melhor e o mesmo parece estar a acontecer com a GSV-R da marca japonesa, que ainda não tem planos confirmados para 2012.

A grande desilusão deste GP foi a prestação dos pilotos da Ducati. Todos passaram por muitas dificuldades, e o melhor no final da corrida foi mesmo Randy de Puniet em oitavo.

Nicky Hayden entrou nas boxes com sérios problemas no pneu de frente da sua moto e reentrou em pista com a Desmosedici GP11.1 para uma sessão de testes “inesperada”. Hector Barberá abandonou a corrida na última curva da última volta, enquanto tentava impedir Hiroshi Aoyama de obter o 9º posto. Outros dois pilotos Ducati abandonaram a prova: Loris Capirossi e Karel Abraham, ambos devido a problemas com pneu da frente.

Mas talvez o mais mediático de todos tenha sido a prestação de Valentino Rossi em Indianapolis. Se as sessões de treinos e qualificação já não tinham corrido bem, Rossi voltou a sentir problemas com a frente da sua Desmosedici GP11.1 mas, como um problema nunca vem só, também acabou por sentir problemas na caixa de velocidades da sua Ducati.

Esses problemas obrigaram Rossi a sair de pista por duas vezes e fazer o italiano reentrar em pista apenas em 17º. Quando se pensava que Rossi iria entrar nas boxes para desistir, o italiano “puxou dos galões” e não abandonou, continuou a tentar e eventualmente aproveitou dos problemas de outros para terminar em 10º.
Texto e foto : motociclismo.pt